Pesquisa orientada por docente da Unesp resulta em app sobre a Covid na Bélgica

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 18/07/2021
Horário 10:00
Foto: Google Play Store
Aplicativo Pandemic Stats foi desenvolvido com o intuito de reunir dados e projeções da pandemia na Bélgica
Aplicativo Pandemic Stats foi desenvolvido com o intuito de reunir dados e projeções da pandemia na Bélgica

Uma parceria entre Unesp (Universidade Estadual Paulista) e UCLL (University Colleges Leuven-Limburg) da Bélgica promoveu um estágio virtual que envolveu a participação de três alunos – os belgas Jonas de Boeck e Thibault Magnini e o brasileiro Fabio Amaral - sob a orientação do professor Cássio Machiaveli Oishi, do departamento de Matemática e Ciências da Computação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente. O fruto da pesquisa é um aplicativo que reúne a possibilidade de projeções do número de casos, número de vacinados, taxa de hospitalização e taxa de contágio na Bélgica.

O professor Cássio conta – que em uma das etapas do estágio - os alunos belgas estudaram um artigo científico internacional que foi produzido por ele junto com outros colaboradores da Unesp sobre os dados da Covid-19 no Brasil. “Os alunos ficaram motivados em reproduzir o mesmo estudo com os dados da Bélgica. Então, decidiram desenvolver um aplicativo com os dados de lá usando Matemática e Inteligência Artificial”, explica o docente.

Os estudantes criaram um site (https://www.covid19-stats.be/) com as atualizações diárias dos institutos de saúde da Bélgica e projeções da pandemia para as diferentes regiões do país e, também, desenvolverem um aplicativo para assistir o acompanhamento da taxa de contágio e do avanço da vacinação contra a Covid-19 no território belga.

O docente espera que o app esteja disponível no Brasil em agosto. “Nesta fase em que o aplicativo foi aprovado pelo Google estamos o adaptando para utilizar os dados nacionais e lançar aqui o app aqui no país já no próximo mês”, pontua.

Publicidade

Veja também