Pet precisa é de amor!

EDITORIAL -

Data 25/10/2023
Horário 04:15

Quem opta por ter um animal de estimação em casa sabe que, a partir de então, não estará mais sozinho. A relação entre os pets e seus donos vai muito além das brincadeiras e passeios nas ruas. São anos de amizade, amor, carinho e cumplicidade. Bastam poucos dias de convivência para se tornarem nossos fiéis companheiros. 
Mas, ter um cachorro ou gato em casa também requer responsabilidades. Há uma série de cuidados, que vai da vacinação à alimentação, não se esquecendo, claro, do lugar onde ele vai se acomodar. Troca de água várias vezes ao dia, ração, consultas veterinárias e medicamentos quando precisa, banhos semanais, tosas.... Não se esquecendo, claro, dos divertidos passeios pelas ruas ou parques.
O problema é que nem todos têm consciência de sua responsabilidade enquanto tutor. Deixa de cuidar, ou pior, acaba maltratando os bichinhos.
O caso mais recente, que veio à tona na região, se refere a uma mulher, de 31 anos, que foi autuada por maus-tratos a animal doméstico em R$ 3 mil, no Jardim Colina, em Presidente Prudente. Ela postou um vídeo em sua rede social, no qual oferece cerveja para o cão. A Polícia Ambiental tomou conhecimento da publicação e foi até a porta da casa da suspeita para escutá-la. A mulher confirmou a autenticidade do vídeo e declarou que não imaginava a repercussão negativa das imagens. Conclusão: foi lavrado em desfavor da envolvida um auto de infração ambiental no valor de R$ 3 mil por praticar ato de maus-tratos a animal doméstico, com base no artigo 29 da Resolução Sima (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) nº 05/2021.
O cão foi apreendido e depositado à proprietária, que foi orientada conforme ao que instrui a legislação ambiental em vigor. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Presidente Prudente e a tutora do animal irá responder criminalmente pelo ato.
Obviamente, cachorro não pode beber cerveja. Inclusive, oferecer qualquer bebida alcoólica para um cão ou gato é considerado crime. E isso não só trará problemas a quem cometeu, mas também ao pet, que pode sofrer com intoxicação.  O estômago deles é muito mais sensível do que o nosso, e a absorção ocorre muito mais rápido, atingindo logo a corrente sanguínea canina, o que pode ocasionar uma série de riscos – úlceras, gastrite, danos ao fígado e aos rins -, e até mesmo a morte do animal.
Pet não precisa de nada disso. Nada além de carinho, atenção e amor. Se quer ter um em casa, ame e cuide!
 

Publicidade

Veja também