Pílulas de força e inteligência

Jair Rodrigues Garcia Júnior

A Farmacologia é uma ciência extraordinária que nos proporciona drogas para inibir ou estimular processos bioquímicos, fisiológicos (ex. inflamação, glicemia, frequência cardíaca, dor), o sistema imune (vacinas) e até a concentração de neurotransmissores. Há muitas pessoas que dependem de drogas de uso contínuo e quase 100% das pessoas usa alguma droga eventualmente.

FICÇÃO
As drogas (medicamentos) são onipresentes também na ficção. Há três filmes que destacam as drogas em seus roteiros, como potencializadoras das capacidades físicas e cognitivas. No filme LUCY o uso da droga é involuntário, pois a personagem de Scarlett Johansson estava traficando e o pacote se abre em seu estômago. O efeito da droga é aumentar incrivelmente suas capacidades físicas e inteligência.

INTELIGÊNCIA
No filme SEM LIMITES o personagem de Bradley Cooper é seduzido a usar uma droga que aumenta suas capacidades cognitivas, o que lhe trás muitas vantagens, pelo menos inicialmente. No filme O LEGADO BOURNE o personagem de Jeremy Renner faz parte de um programa da CIA para criar superagentes com a utilização contínua de drogas. Suas capacidades físicas e inteligência são superlativas.

MUNDO REAL
Responda sinceramente: você ficaria seduzido em usar uma destas drogas? Você usaria se estivesse ao seu alcance? Pois há no mercado algumas opções de “smart drugs” (pílulas da inteligência) para melhorar a concentração e capacidades cognitivas. Também há pílulas e injeções para a gordura abdominal (ex. liraglutida – o Saxenda está ganhando o mercado) e até pílulas, injeções e implantes (chip) para aumentar o vigor, a força, hipertrofia, definição muscular, libido e beleza. São drogas com “cotação em alta” e que atraem muitos “investidores”.

ÔNUS
A indústria farmacêutica tem o ônus de provar que a droga a ser lançada é eficaz (tem o efeito que se propõe) e segura (não tem efeitos colaterais graves). Claro que as drogas dos filmes não eram aprovadas pela FDA-EUA, EMA-Europa ou ANVISA. Os efeitos colaterais eram graves, e a descontinuidade do uso provocava efeitos de abstinência. No mundo real, mesmo drogas aprovadas, quando usadas para fins que não a terapia para doenças, podem resultar em problemas. Você usaria?

QUAL A INFORMAÇÃO?
Para o uso de drogas sempre cabe a busca por informações confiáveis, a segunda e terceira opiniões e a análise bastante criteriosa, principalmente quando o diagnóstico que você recebeu foi: SAUDÁVEL. Interferir com drogas (dar um “boost” - turbinada) em processos fisiológicos funcionais não é recomendável. Por outro lado, recursos como treinamento físico e dieta equilibrada, em geral têm efeitos mais potentes do que drogas (sem efeitos colaterais), quando têm continuidade.

 

Interferir com drogas em processos fisiológicos funcionais não é recomendável. Mas o treinamento físico e dieta equilibrada têm efeitos potentes.

 

Publicidade

Veja também