Pinacoteca Laert Bueno Junior reabre ao público no Matarazzo

Trata-se de um novo espaço para exposição dos trabalhos de artistas diversos que constam no acervo, com mais de 200 obras

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 26/08/2021
Horário 20:53
Foto: Alysson Vinícius
Exposição Coletiva de Gravuras pode ser conferida até 30 de janeiro de 2022
Exposição Coletiva de Gravuras pode ser conferida até 30 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), realizou na noite de ontem, a reabertura da Pinacoteca Laert Bueno Junior, no Centro Cultural Matarazzo, que já está aberta para visitação.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Izaque Silva; do chefe de gabinete, Jonas Martins, representando o prefeito Ed Thomas; dos secretários municipais, Yuri Reis e Geraldo Gomes, Cultura e Secretaria de Comunicação, respectivamente; além da presença dos familiares do homenageado que dá nome ao espaço e convidados.
Foi um momento de grande importância para a arte, que agora conta com um novo espaço para a exposição dos trabalhos de artistas diversos que constam no acervo, com mais de 200 obras.
A senhora Marilene Bueno ressaltou o significado da reabertura do espaço. "A arte era a vida do Laert, ele se dedicava de corpo e alma para isso, era a grande paixão da vida dele", afirmou.

Exposição de gravuras

Através do Conselho Municipal de Cultura, realizou-se de 25 a 30 de agosto de 1973, a I Semana da Cultura de Presidente Prudente, com programações de atividades culturais em diversas áreas.
No dia 25 de agosto, foi aberta, no Teatro Municipal, a Exposição Coletiva de Gravuras, com a participação de 14 gravadores que faziam parte do Nugrasp (Núcleo de Gravadores de São Paulo). Este grupo, liderado pela gravadora Cacilda Mattos, permaneceu durante uma semana em Presidente Prudente, realizando palestras e práticas sobre a linguagem da gravura nas técnicas de xilogravura, talho doce e litografia.
O grupo formado pelos artistas Antonello L´Abbate (Itália, 1943), Cacilda Mattos, Carlos Enrique Lacerda (1942), Cezira Carpaezzi (1940-2001), Geraldo José dos Santos, Géu, (Presidente prudente, 1945), Ilsa Leal Ferreira (1932-2013), Izar do Amaral Berlick (1918-1990), Lucilia de Toledo Mezzotero (1910), Maria Del Carmen Perez Sola (Argentina, década de 40), Mary Kuperman, Nelson Bavaresco (Presidente Prudente, 1937), Norberto Stori (1946), Pedro Seman (1930) e Vania Pereira (1940-2002) fez a doação de 14 obras, gravuras e colagem, para a criação do primeiro acervo da Pinacoteca Municipal de Presidente Prudente que foi oficialmente criada em julho de 1981.

SERVIÇO
A Exposição Coletiva de Gravuras que reabre agora a Pinacoteca Municipal Laert Bueno Junior traz as primeiras obras de seu acervo. E pode ser conferida até 30 de janeiro de 2022, de segunda a sábado, das 8h30 às 22h, e domingos e feriados, das 16h às 22h.

CURADORIA DA EXPOSIÇÃO 
Beatriz de Souza Araujo
Gilson Lorenti
Maria do Carmo Malacrida
Ricardo Severino da Silva
Zenilda Alexandre Pasquini
 
Alysson Vinícius

Reabertura foi realizada noite de ontem, com a presença dos familiares do homenageado e convidados



 

Publicidade

Veja também