Pint Of Science Brasil promete agitar Prudente com muita ciência e som

Festival mundial terá uma de suas edições na cidade entre os dias 22 e 24 de maio e o objetivo é reunir população em espaços públicos para divulgação de pesquisas científicas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/05/2023
Horário 15:22
Foto: Arquivo pessoal
Priscila Constantino, da organização do Pint of Science Prudente: “A população terá à disposição uma série de pesquisadores e cientistas para trocar conhecimento de maneira informal e divertida”
Priscila Constantino, da organização do Pint of Science Prudente: “A população terá à disposição uma série de pesquisadores e cientistas para trocar conhecimento de maneira informal e divertida”

Presidente Prudente terá a partir desta segunda-feira (22) até quarta (24) uma das edições do Pint of Science Brasil, um evento de divulgação científica que acontecerá ao mesmo tempo em outras 112 cidades do país. Durante os dias de evento, a população está convidada a conhecer mais a fundo sobre temas científicos que estão presentes no dia a dia como nanotecnologia, inteligência artificial e GPS. “Só que o diferencial do Pint of Science é que ele transforma a aula científica em um bate-papo descontraído, inclusive saindo do ambiente acadêmico para acontecer em um espaço público”, explica o professor Ricardo Pires de Paula, vice-diretor da FCT Unesp, instituição que está à frente da organização junto com outros parceiros locais como a Secretaria Municipal de Cultura, Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Fatec *Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Toledo Prudente Centro Universitário.

A proposta original do Pint of Science é de 2013 e começou com os neurologistas do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, que organizaram um evento chamado “Meet The Researchers”. Eles reuniram pessoas diagnosticadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para que conhecessem melhor as pesquisas sobre esses males, mas para que fosse eliminada a frieza dos consultórios ou dos laboratórios, fizeram isso em um tradicional pub londrino.

Do Reino Unido, a ideia decolou rapidamente nos anos seguintes para o mundo todo e hoje atinge mais de 400 cidades.

O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da unidade da USP de São Carlos. Desde então, já aconteceu em 179 cidades. Por conta da pandemia da Covid-19 o evento foi realizado de forma online nos anos de 2020 e 2021. 

Em Presidente Prudente, o Pint of Science vai acontecer na Fábrica Gastrobar, empresa parceira também junto com a Cervejaria 018 e a escola de inglês CalEnglish. O evento é aberto à toda a comunidade e para participar não é necessário realizar ou pagar inscrição, basta escolher entre os assuntos da programação quais são os mais interessantes e ir até o estabelecimento que sediará os temas. O participante paga apenas o que consumir no local.

 

TEMAS PARA BATE-PAPO

Para a segunda-feira está marcada a mesa “Tamanho é documento: nanotecnologias, saúde e bem-estar” e para isso foram convidados o professor Luis Alberto Gobbo (Unesp); professora Priscila Aléssio Constantino (Unesp) e professora Mestre Bianca Depieri Balmant (Unoeste).

No dia 23, o tema será “A cidade não para, a cidade só cresce: cidades inteligentes e com dinamismo socioeconômico.”, com o professor Dr. Ronaldo Celso Messias Correia (Unesp), o professor Dr. Yuri Correa dos Reis (Fatec e Secretário de Cultura de Presidente Prudente), Helton Sapia (Secretário Municipal de Tecnologia da Informação) e o empresário Murilo Cassis (Cervejaria 018).

No último dia (24), a mesa terá como tema “Deixa a tecnologia me levar: usos e abusos GPS, da inteligência artificial e do metaverso no nosso dia a dia”, com o professor João Francisco Galera Monico (Unesp), o professor Igor Toledo Machado (Centro Universitário Toledo) e o professor Dr. Vitor Rodolfo Cicilio de Barros (Toledo Prudente Centro Universitário).

“Todos estes temas têm relação direta com o nosso dia a dia e por isso é uma oportunidade para que se compreenda que a ciência tem muito mais a ver com nossas vidas do que se pensa. Fora que é muito interessante o fato da pessoa chegar em um local descontraído e ter à disposição uma série de pesquisadores e cientistas para trocar conhecimento de maneira informal e divertida”, explica a professora Dra. Priscila Constantino, da equipe organizadora.

A professora Tayná Gouveia, da FCT Unesp, e também membro da Comissão Organizadora local do festival, ressalta ainda que haverá atividades artísticas todas as noites, com bandas e artistas locais. “Estão confirmados o músico Paulo Moreira (22), banda Elephant Blue (23) e banda VéiJão (24). E a organização também já confirmou o sorteio e distribuição de brindes, como copos estilizados, livros, quadros e até uma bolsa de estudo de inglês da Calenglish por seis meses”.

 

Serviço
O Pint of Science Presidente Prudente acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio, na Fábrica Gastrobar (r. Adílio Artioni, 32, Jd. Petrópolis), sempre a partir das 19h. Não é preciso fazer inscrição e nem há cobrança de ingresso. O participante paga apenas o que consumir no estabelecimento.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também