Pint of Science Prudente aborda Inteligência Artificial 

Evento mundial terá edição prudentina pela segunda vez para promover divulgação científica

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 12/05/2024
Horário 05:04
Foto: Divulgação
E no último dia, o bate-papo será encerrado ao som da música da banda Véijão
E no último dia, o bate-papo será encerrado ao som da música da banda Véijão

O Pint of Science Presidente Prudente está chegando! Nesta semana, nos dias 13, 14 e 15 de maio, a maior cidade do oeste paulista se une a uma ação global de divulgação da ciência fora dos muros das universidades.Haverá  apresentações, bate-papos e música para atender ao lema principal do festival: “Um brinde à Ciência”. 
Com coordenação executiva da FCT/Unesp, a iniciativa vai ser realizada novamente na Fábrica Gastrobar e irá reunir pesquisadores, professores, alunos e público em geral para discutir desta vez o impacto da inteligência artificial no cotidiano, na saúde e na forma as pessoas percebem a realidade. O tema local será “Inteligência Artificial: decifra-me ou te devoro”.
“A Inteligência Artificial atinge uma presença cada vez maior em nossas vidas e ao contrário de negá-la ou ter medo de suas implicações, o melhor é aprender a usá-la em benefício de todos”, explica o vice-diretor da FCT, Ricardo Pires de Paula, membro da comissão organizadora do Pint of Science 2024.
O Pint of Science é um evento em escala mundial, sem fins lucrativos, realizado de forma voluntária. O festival ocorre simultaneamente em quase 500 cidades de mais de 20 países do mundo.
A proposta original do Pint of Science é de 2013 e começou com os neurologistas do Imperial College London, Michael Motskin e Dr. Praveen Paul, que organizaram um evento chamado “Meet The Researchers”. Eles reuniram pessoas diagnosticadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para que conhecessem melhor as pesquisas sobre esses males. Mas para que fosse eliminada a frieza dos consultórios ou dos laboratórios, fizeram isso em um tradicional pub londrino. 
Do Reino Unido, a ideia decolou rapidamente nos anos seguintes para o mundo todo. O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da unidade da USP de São Carlos. Desde então, já aconteceu em 179 cidades. Por conta da pandemia da Covid-19 o evento foi realizado de forma online nos anos de 2020 e 2021.
Para a professora Tayná Gouveia, também da Comissão Organizadora local do festival, “o evento visa inspirar jovens estudantes e a sociedade a promover o interesse e a divulgação da ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país”.

Palestras, bate-papos e música
A lógica do Pint of Science é que a ciência deve estar ao alcance de todos e não reservada apenas aos espaços acadêmicos e por este motivo o festival estimula que as discussões e os bate-papos ocorram em ambientes mais descontraídos como bares, cafés ou espaços comuns. 
Aqui em Presidente Prudente, a Fábrica Gastrobar vai sediar o evento pela segunda vez, assim como no passado em que o espaço teve lotação máxima todos os dias. 

Atividades
A sequência de atividades é a mesma em todo mundo: cada dia há um tema específico dentro do tema geral. O evento começa com a apresentações individuais dos palestrantes, com duração entre 15 e 20 minutos. Em seguida, a banda do dia sobe ao palco e tem início a atração musical, enquanto todos que estão nas mesas são estimulados a debater o assunto.
Os cientistas que vão conduzir os bate-papos são de diferentes áreas do conhecimento e de diversas instituições de ensino e pesquisa. 
No dia 13 de maio, as palestras terão foco na pergunta “Inteligência Artificial em tudo e para todos?” e quem dará respostas possíveis serão Alexandre Mainardi (CEO da Nuvem UAV), Danillo Roberto Pereira (FCT Unesp) e Murillo Paiano (Toledo). A banda Elephant Blue fará apresentação musical do primeiro dia. 
Na terça-feira, 14 de maio, a temática versa sobre as diferentes formas de apreensão da realidade no contexto de produção de imagens e conteúdos científicos por meio da inteligência artificial. Os palestrantes convidados são Beto Klein (UEL), Priscila Guidini (Unoeste) e Tayná Gouveia (FCT Unesp). A banda Stereonatos será a atração musical da noite.
E no último dia do Pint of Science, 15 de maio, o tema será voltado à área de saúde e o uso das novas tecnologias. Os professores Cássio Oishi (FCT Unesp), Carolina Rocha Betonico (Fema) e Gisele Quinallia (Unoeste) conduzirão o bate-papo, que será encerrado ao som da música da banda Véijão.

Serviço
A edição 2024 do Pint of Science em Presidente Prudente é uma realização da FCT Unesp e da Fábrica Gastrobar, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Inova Prudente e Oeste Valley. São patrocinadores desta segunda edição em Presidente Prudente: Nuvem UAV, T2R, CalEnglish School, MW Estímulos à Autopedagogia, Kumon Unidade Jardim das Rosas e Números Não Mentem - Gestão Financeira Empresarial. O evento ocorre sempre a partir das 19h, nos dias 13, 14 e 15 de maio, na Fábrica Gastrobar, localizada na Rua Adílio Artoni, 32, Jardim Petrópolis. Não é preciso fazer inscrição e nem há cobrança de ingresso. O participante paga apenas o que consumir no estabelecimento.

Fotos: Divulgação


Banda Stereonatos será a atração musical da noite de 14 de maio


Banda Elephant Blue fará apresentação musical do primeiro dia

Publicidade

Veja também