Pior resultado

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 15/02/2023
Horário 04:44

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo registra o pior resultado do IGE-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), desde que foi criado em 2015 para medir o desempenho das prefeituras de 644 municípios; menos São Paulo – capital.

CONCEITO GERAL
O desempenho é medido por sete dimensões: planejamento, educação, saúde, gestão fiscal, ambiental, cidade (Defesa Civil) e tecnologia da informação. O conceito geral de 2022 foi “C”; que significa baixo nível de adequação e é o mais baixo do indicador.

EDUCAÇÃO PRECÁRIA
Dentre as cinco faixas de classificação, 447 prefeituras obtiveram conceito “C”, o que representa 74%.  No geral, a educação ficou com “C” e a saúde se apresentou menor pior, com “C+”.

ANDANDO DE LADO
Para o presidente do Tribunal, Sidney Beraldo, as administrações estão andando de lado. Vê isso como preocupante, considerando que o IGE-M está atrelado aos planos nacional da educação e saúde; e à Lei de Responsabilidade Fiscal. 

VEREADORES AUSENTES
Por motivo de saúde, o vereador Wellington Bozo (MDB) esteve ausente nas duas últimas sessões. Outro ausente na sessão desta semana: Ivan Itamar (PSB), por ter viajado a Brasília, na comitiva do prefeito Ed Thomas (sem partido).

INÍCIO DO CENTENÁRIO
Na recente sessão solene de início das comemorações do Centenário da Câmara Municipal de Prudente, estiveram presentes pela mesa-diretora: presidente Tiago Oliveira (PTB), vice Joana D´Arc (PSB) e secretária Nathália Gonzaga (PSDB).

DEMAIS VEREADORES
Os demais vereadores presentes: Demerson Dias e Ivan Itamar (PSB), Enio Perrone e Joãozinho da Saúde (União Brasil), Professor Negativo e Mauro Neves (Podemos), Miriam Brandão (Patriota), Nathália Gonzaga (PSDB) e William Leite (MDB).

O MAIS ANTIGO
Altamir Matheus da Silva, mais conhecido como Amiguinho, esteve presente na cerimônia na condição de ex-vereador mais antigo. Seu mandato foi na 6ª Legislatura, instalada em 1969 e concluída em 1973.  

MULHERES PIONEIRAS
Também presentes a 1ª mulher eleita vereadora em Prudente, Onaide Cottini Félix, e a primeira mulher eleita presidente da mesa-diretora da Câmara Municipal, a professora Alba Lucena Fernandes Gandia. 

TRÊS EX-PRESIDENTES
Outros ex-vereadores que foram presidentes e prestigiaram o lançamento das comemorações do Centenário: João Altino Cremonezi, Valmir da Silva Pinto e Wladimir Cruz.

TAMBÉM PRESENTES
Ex-vereadores também presentes: Adão Batista, Alessandra Roque, Ananias Pinheiro, Nico Rena, Clóvis de Lima, Zé do Gato, José Tabosa, Marcos Azevedo, Martinho Sérgio Krasucki, Regina Penati e Tadashi Kuriki.

FRAGMENTOS HISTÓRICOS
Todos os vereadores e ex-vereadores foram homenageados, assim como o historiador Benjamin Resende, por sua contribuição na produção de livros e crônicas no jornal O Imparcial com fragmentos sobre fatos de Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também