Piranha

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que não é padeiro, mas também bota a mão na massa

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 25/02/2024
Horário 05:30

Outro dia li neste O Imparcial uma reportagem sobre a situação caótica do Balneário da Amizade, que está jogado às traças. Ou melhor: está jogado às piranhas. Com piranha não se brinca, a não ser que você entre no rio com roupa especial ou até mesmo com escafandro. Caso contrário, você corre o risco de virar boi de piranha. Ou vaca de piranha ou até mesmo bezerro de piranha. Citei rio, mas acabei me lembrando de outros cursos de água, como riachos, ribeirões, lagoas e lagos, que também têm piranhas entre seus "moradores".
Ainda de acordo com a matéria deste jornal, especialistas analisaram a situação do balneário, enfim, deram uma geral e, depois, apresentaram o parecer. Desanimador o quadro. Segundo eles, há motivo para preocupação, mas não para pânico. Ah, é: então, entrem na água e façam o teste, já que, por enquanto, o pânico está descartado. Detalhe: o teste somente será completo se entrarem pelados. Enfim, nus em pelo. Com as piranhas, o Balneário da Amizade está mais para Balneário da Inimizade, pois lá se encontra um peixe inimigo, que faz vítimas Brasil afora.
Não bastassem as piranhas as águas estão bastante poluídas, impróprias para banho. Ou impróprias para nadar. Quer dizer: combinação perfeita: piranha e poluição. Volta e meia o Balneário da Amizade é notícia na mídia prudentina. Antes que alguém seja devorado por que o poder público não toma providências? Além do controle desse peixe voraz, mais perigoso do que o "governo" sionista de Israel, torna-se urgente a limpeza do balneário. 
Um balneário tão frequentado por prudentinos e moradores de cidades vizinhas não pode continuar do jeito que está, ou seja, poluído e com o perigo sob as águas. Um terror. Aliás, parece filme de terror, como aqueles em que o turismo é prejudicado e "Tubarão", do Spielberg, é um exemplo disso. O consumo de peixes aumenta muito na Quaresma. A piranha também faz parte do cardápio. Peixe é saúde, faz bem para a cuca, segundo se dizia antigamente.
Piranha tem outro sinônimo, só que pejorativo, na língua portuguesa. Como os mais velhos sabem, piranha é uma alusão às prostitutas, as mulheres de vida fácil. Aliás, do jeito que o mundo caminha ninguém mais está levando vida fácil, como dizia o saudoso Stanislaw Ponte Preta.     
  
DROPS

Era tão preguiçoso que só fazia aquilo que o peixe faz, ou seja, nada.

O tubarão-martelo não prega macaco-prego.

No Brasil, alguns malfeitores não estão envolvidos até o pescoço com crimes. Estão envolvidos até o tórax.

Filme da Semana no Oriente Médio: "Faixa de Sangue", estrelando atores canastrões de alta periculosidade.

Pruden Farma, a farmácia do Célio
Medicamentos em geral e manipulação de fórmulas. Entregas em domicílio: 99651-2129 e 3906-1000. Av. Ana Jacinta, 2.151. Atende diariamente até 22h.

Publicidade

Veja também