Pirapozense ganha carro de sorteio com renda à construção do Santuário de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 11/05/2021
Horário 05:15
Foto: Cedida
Ganhadora recebendo o prêmio das mãos do padre Umberto
Ganhadora recebendo o prêmio das mãos do padre Umberto

ENTREGA DE PRÊMIO
O primeiro prêmio do sorteio ocorrido no domingo, com rendas para a construção do Santuário de Santo Expedito, teve como ganhadora Lilian Favoreto. Ela é de Pirapozinho, mas colocou o seu endereço de trabalho, em Presidente Prudente. Ela recebeu o prêmio das mãos do padre Umberto, reitor do santuário. Ele agradeceu a todos que colaboraram com a promoção, quando pessoas de várias cidades do Estado, e até mesmo de Estados vizinhos, adquiriram seus números através da internet.

MAIS RECURSOS
Segundo padre Umberto, outras promoções e campanhas deverão ser feitas, pois cerca de R$ 3 milhões é o montante estimado para a conclusão daquela obra, que se pode perceber que já está na reta final. Santo Expedito é o único município oficialmente incluído no projeto de MIT (Município de Interesse Turístico) no segmento turismo religioso.

COMO COMEÇOU
Não foi partindo das autoridades, quer municipais ou não. Mas quando se propagou aos quatro cantos que Santo Expedito era um santo muito invocado para interceder junto a Deus, para as causas urgentes e impossíveis, aos poucos, pessoas de outras cidades aqui chegavam para, presencialmente estarem frente a sua imagem na igreja, agradecer ou pedir ajuda. Durante o ano, as pessoas passam por Santo Expedito e fazem suas visitas, tanto na igreja quanto nas obras do santuário.

MOVIMENTO
Segundo observa padre Umberto, os devotos e romeiros optaram por todos os dias 19 de cada mês, de tal forma que a multidão era tão grande, que as missas que antes eram no interior da igreja, passaram a ser celebradas na praça municipal. Além dos devotos, havia também a presença de comerciantes que, com suas barracas, comercializavam todos os tipos de produtos. Com a pandemia, essas ações foram suspensas, como da mesma forma as missas voltaram a ser celebradas na igreja.

ATENDIMENTO
Para todos os romeiros ou devotos que vierem a Santo Expedito, durante o ano, padre Umberto sempre procura dar atenção a eles, recebendo-os para bênçãos e orações. Isso só não é feito caso ele esteja em visita a pessoas enfermas. Mesmo como reitor do santuário, ele assim procede como respeito aos fiéis e devotos de Santo Expedito.

PREFEITO
Repercutiu positivamente a citação feita certa vez a esta coluna pelo prefeito Nenê Bettio, diante das ações da Prefeitura frente às obras do santuário, de que “hoje a edificação precisa da Prefeitura e do município, mas no amanhã a Prefeitura precisará do santuário”. Fez uma alusão de que haverá um grande aumento no movimento de turistas que invadem a cidade, tanto nos dias 19 de cada mês, como também no Dia de Santo Expedito. Já foram registradas durante as festas mais de 50 mil pessoas.

PROMESSA A SANTO EXPEDITO
Em atenção ao pedido de uma leitora de Presidente Prudente, para a coluna, roteiro para uma promessa... 
“Santo Expedito, que pela disposição da Divina Misericórdia fostes escolhido para nos obter pronto e eficaz auxílio na extrema necessidade, dignai-vos volver um olhar sobre os que vêm implorar o Vosso socorro com plena confiança em vossa bondade. Intercedei, grande Santo, por nós, protegei-nos junto ao Trono do Altíssimo e de Maria Santíssima, obtendo-me o necessário auxílio para conseguir minha eterna salvação e a graça especial [pedir a graça desejada] se Deus quiser conceder-me. Eu reconheço que sou indigno de Seus favores pelas ofensas que tenho feito à Divina Majestade, mas agora choro e detesto-as com todo meu coração, e espero o perdão de Sua infinita misericórdia, pela intercessão de Maria e com o Vosso patrocínio.
Como prova de minha gratidão, pela graça que imploro, vos prometo, [fazer a promessa]”.
Reze um Pai Nosso e uma Salve Rainha, em seguida faça o sinal da cruz.

PROMESSA
    Ó meu Santo Expedito
    Eu lhe peço por favor
    Leve esta minha promessa
    Ao Grande Pai Criador.
                                (José Costa)

Publicidade

Veja também