Pirapozinho no Ciop

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 21/03/2021
Horário 04:52

Esta semana, o diretor da Divisão Municipal de Administração da prefeitura de Pirapozinho, Thadeu Henrique Witkowski, informou que o município foi autorizado ao ingresso no Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista). Segundo o diretor, “esta conquista é de muita importância, pois com a participação no consórcio, conseguiremos realizar a compra de produtos, insumos e contratação de uma forma célere, barata e de qualidade”.

Doses de esperança a passos lentos

Não é exclusividade do Oeste Paulista, a vacinação para imunizar a população contra a Covid-19 caminha a passos lentos. Em Pirapozinho, até o momento, foram aplicadas 2.455 doses das vacinas. Apesar de não ser o ideal, a divisão de saúde informa que está fazendo todo o possível para caminhar de forma rápida, e imunizar o quanto antes a população. Situação que também é verificada em todo o Brasil.

Falando em vacinação

Esta semana, moradores registraram nas redes sociais filas e muita aglomeração nas unidades onde a vacina estava sendo aplicada em Pirapozinho. O fato é que, as imagens contribuíram para que as autoridades de saúde adotassem o sistema drive-thru para a primeira dose da vacina de idosos com idade de 72 a 76 anos.

Foram disponibilizadas 200 doses para aplicação nos idosos sem descer dos carros e o sistema contou com a distribuição de 30 senhas em cada um dos postos de vacina.

Variante amazônica em Tarabai

No último domingo, 14, a coluna trouxe a confirmação do caso da variante amazônica em Tarabai. O anúncio trouxe preocupação para todos os moradores do Oeste Paulista já que, o estado confirmou a variante em outras cidades. Mas esta semana, autoridades de saúde da cidade disseram que o caso em que há a confirmação da variante, trata-se de um paciente diagnosticado em janeiro. Na notificação, ainda segundo as autoridades de Tarabai, o paciente informou que não viajou para a região, tão pouco teve contato com nenhuma pessoa da região. Significa dizer que a variante mais temida do Brasil, já circula na região há um bom tempo.

Centro de Triagem da cidade

A partir de amanhã, 22, pacientes com sintomas gripais como tosse, coriza, dor de garganta, cefaleia, entre outros, serão atendidos no CTO, Centro de Atendimento ao Paciente Sintomático Respiratório. O local estará em funcionamento a partir das 7h da manhã.

Em Sandovalina

A médica Mayra Frigolo alertou a população da cidade para os riscos de contaminação e a importância de adotar medidas, como uso de máscara e álcool em gel, para reduzir o avanço da Covid-19 na cidade. O município registra 15 casos suspeitos, a cidade tem 204 pacientes curados, 693 notificações, 506 casos descartados e 04 mortes.

Apelo

Além da crise na saúde pública, vivemos ainda uma crise econômica. A Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho faz um apelo para que a população contribua com o comércio local e faça as compras por meio do delivery ou drive-thru. É segurança para clientes, comerciais e sobrevida para economia que também parece estar na UTI.

Apoio ao micro e pequeno empreendedor

Em meio a pandemia e num momento de dificuldades, o micro e pequeno empresário precisa mais do que nunca de apoio. Pensando nisso, A Prefeitura Municipal de Pirapozinho em parceria com o SEBRAE-SP realizará o “Plano de 100 dias”, visando direcionar e contribuir para a capacitação técnica e inclusão produtiva do microempreendedor.

O plano é focado em 3 projetos emergenciais: o Empreenda Rápido, Compras Públicas Municipais e Educação Empreendedora. A contemplação do projeto teve a participação de Valdir Assef (prefeito municipal), Lucas Padovan (vice-prefeito) e José Carlos Cavalcante (gerente do Sebrae-SP).

Em breve a prefeitura divulgará informações para a participação no plano.

Por hoje é só. Na esperança pelo avanço dos planos de vacinação e principalmente, pelo controle da COVID-19. Fé sempre!

Publicidade

Veja também