A Prefeitura de Pirapozinho, por meio da Divisão Municipal de Saúde e do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), promoveu uma Caminhada pela Vida, na última quinta-feira (25), iniciativa que integrou as ações da campanha Setembro Amarelo — mês dedicado à prevenção ao suicídio e à valorização da vida.
O ato percorreu as principais ruas do centro da cidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Com cartazes, faixas e mensagens de apoio, a mobilização envolveu representantes de entidades, autoridades locais e membros da sociedade civil, que saíram da Praça Manoel Marques Silva em um gesto coletivo de empatia e solidariedade.
Segundo a coordenadora do Caps, Lívia Todesco, a caminhada foi uma extensão das ações que vêm sendo realizadas ao longo de setembro nas Unidades de Saúde, no próprio Caps, em equipamentos da Assistência Social e em empresas do município. “Durante todo o mês, intensificamos as ações de promoção à saúde mental. A caminhada teve o objetivo de despertar, não apenas nos nossos pacientes, mas em toda a comunidade, o espírito de união e empatia, reforçando que estamos todos juntos nessa corrente de esperança e cuidado”, afirma.
A mobilização reforça o compromisso do município com a promoção da saúde mental e o enfrentamento ao estigma relacionado às doenças psicológicas, destacando que ouvir, acolher e apoiar podem salvar vidas.