Planejamento financeiro é tudo!

EDITORIAL -

Data 25/01/2023
Horário 04:15

Quem não gosta de fazer uma surpresa e agradar a pessoa amada? E se presentear? Comprar aquele móvel que há meses você vinha “namorando”? Trocar o carro? Usar uma roupa nova, o sapato recém-lançado ou pagar aquela viagem dos sonhos? Fazer a vontade dos filhos, reformar a casa, iniciar um curso, oferecer churrasco aos amigos? Tudo isso envolve dinheiro. E se você não se planejar, colocar os pés no chão e ver o que realmente é importante ou necessário, logo, logo estará no vermelho
Conforme matéria divulgada na edição de ontem, em Presidente Pudente, 34,49% da população terminou o ano passado em situação de inadimplência. Do total de 226.692 habitantes estimados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na prévia do censo demográfico de 2022, 78.199 estavam endividados em novembro, conforme dados fornecidos pela Serasa Experian a O Imparcial.
Naquele mês, a soma de dívidas atingiu 326.968, o que corresponde a uma média de quatro débitos para cada inadimplente. No período, havia mais dívidas do que pessoas na cidade.
Os números, conforme economista ouvido pela reportagem, podem estar relacionados à inflação registrada em 2022, que contribuiu para o endividamento. A pandemia também deixou suas consequências na economia, um grande número de empresas fechou e milhares de pessoas ficaram desempregadas.
Mas não é só isso. Falta controle, equilíbrio, responsabilidade. É preciso que cada um entenda bem a sua realidade, o seu momento, as suas reais necessidades e, claro, não compre por impulso. 
Como você costuma se comportar em datas comemorativas? Aniversários, casamentos e festas de fim de ano? Pesquisa preços antes de comprar? Espera a Black Friday? Corre atrás de promoções? Ou para você tanto faz? Sai comprando e só passando o cartão?
Estamos no primeiro mês do ano. Quando tem início o pagamento dos impostos e, ainda por cima, a lista de material escolar. Como estão suas contas? Se planejou? Conseguiu guardar alguma coisa para as despesas de janeiro? Ou vai sair fazendo dívidas pra ficar o ano inteiro pagando?
Se as contas tomaram conta o importante é renegociar, até que o débito, mesmo que aos poucos, seja liquidado. 
Pense duas vezes antes de assumir novos compromissos. Se prepare antes de fazer qualquer investimento. Equilibre seus ganhos e gastos mensais. Faça uma planilha, se achar necessário. Mas tenha controle. Planejamento financeiro é tudo!


 

Publicidade

Veja também