Planos e servidores

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/10/2020
Horário 04:18

O Sintrapp (Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente e Região) promoveu live com convite aos 12 candidatos a prefeito, dos quais 11 participaram para falar sobre os servidores nos seus planos de governo. Foi quarta-feira à noite.

Bem organizado

O encontro virtual no Dia dos Servidores teve a condução da presidente do sindicato, Luciana Telles, seguindo regras previamente combinadas para proporcionar condições de igualdade do tempo de fala de cada candidato. Foi bem organizado.

Com a palavra

Os participantes por ordem da 1ª rodada de falas: Ed Thomas, João Figueira, Major Glauco, Laércio Alcântara, Guilherme Piai, Fábio Sato, Marcos Lucas, Paulo Lima, Luís Valente, Nelson Bugalho e Juliano Borges.

Como é a maquina

Em suas falas, os candidatos foram avaliados por mais de 500 servidores que acompanharam a live em tempo real, cuja gravação permanece acessível nas redes sociais. Pelas reações, alguns candidatos conhecem a máquina administrativa. 

Grande comício

Ao falar sobre o público participante, a presidente do Sintrapp fez comparação a um grande comício. Aliás, no Facebook o registro inicial foi de 335 reações, 72 compartilhamentos e 5,8 mil comentários.

Carta compromisso

A diretoria do Sintrapp entregou cópias de Carta Compromisso, sobre as relações do eleito com os servidores, para os candidatos. Os primeiros que deram devolutiva com suas assinaturas foram Luís Valante, Fábio Sato, Paulo Lima e Nelson Bugalho.

4,5 mil servidores

Houve consenso entre os participantes da live de que os servidores são o elo entre as políticas públicas e os serviços prestados à população em todos os setores da administração municipal. A Prefeitura tem 4,5 mil servidores. 

Contas banidas

Em 1 de mês de campanha eleitoral, do final de setembro a este final de outubro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu mais de mil denúncias de disparos de mensagens em massa pelo WhatsApp. Resultado: mais de 256 contas foram banidas.

Denuncias online

O TSE tem parceria de empresa da área de tecnologia da informação para combater fake news durante a campanha eleitoral. Denúncias de mensagens suspeitas podem ser feitas mediante preenchimento de formulário no site do TSE.

Um entrevero

Na greve dos motoristas do transporte coletivo urbano de Prudente houve um entrevero com o candidato a prefeito Guilherme Piai (PSL), ontem de manhã. Parte da indisposição surgiu de divergência política de anti-Bolnosaro e ele que é bolsonarista.

Dois demitidos

Em publicação oficial de atos da mesa da Câmara de Vereadores foram demitidos dois assessores parlamentares que eram lotados no gabinete do então vereador Wellington Bozo (MDB), cuja suplência que exercia foi transferida para Wladimir Cruz (PSDB).

Troca de lugar

Ainda com relação à chegada de Wladimir, no plenário o vereador José Tabosa (MDB) cedeu o lugar na mesa junto à vereadora Elza do Gás (PSDB) para que o recém-empossado como suplente possa estar ao lado de sua colega correligionária.

Publicidade

Veja também