Plantio de árvores marca lançamento do Bosque do Centenário no Córrego do Veado

Ao todo foram plantadas 55 mudas de espécies variadas; ação foi uma das atividades realizadas no encerramento da Semana da Água

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 26/03/2017
Horário 12:53


Cinquenta e cinco mudas das espécies ipês-rosa e roxo, pau-brasil, árvore de pataca, pata-de-vaca, alfano, manguba, e as frutíferas pitanga, manga e graviola, foram plantadas na manhã de ontem, às margens do Córrego do Veado – local que antigamente abrigava o Curtume Crepaldi, em Presidente Prudente. A ação, uma das atividades de encerramento da Semana da Água, marca o lançamento do Bosque do Centenário. Segundo o prefeito Nelson Bugalho (PTB), nesta semana ele se reunirá com a comissão dos arquitetos e engenheiros que ficará responsável pelo desenvolvimento do projeto no espaço. Neste encontro serão discutidos detalhes de planejamento, funcionamento do lugar, entre outras peculiaridades. Dentre os parceiros, o grupo de escoteiros Guayporé e a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) participaram do plantio, ontem.

Jornal O Imparcial Arquitetos do Bosque do Centenário plantaram uma das árvores

"Isso é um trabalho de educação ambiental. Proteção dos nossos mananciais. Vamos trabalhar muito em cima do conceito de preservação do meio ambiente, cidade sustentável", destaca o titular da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues.

De acordo com o prefeito, quando ainda era promotor do Meio Ambiente, ele fez um acordo com a prefeitura para a retirada da construção do curtume na área, onde começou um plantio às margens do córrego. "Hoje retomamos esse cultivo em uma área muito valorizada, bem localizada, que praticamente contígua ao Parque do Povo. Estamos aqui com amigos arquitetos esboçando qual será o conceito desse bosque que deverá conter alguns equipamentos para trabalhar com as crianças e com a população em geral. A colaboração desses profissionais é fundamental para que possamos fazer algo diferente aqui", ressalta o chefe do Executivo.

A primeira árvore plantada foi um pau-brasil, pelas mãos do prefeito, Wilson Portela, Joel Turino, representando a Comissão do Centenário, e três dos arquitetos que compõem a comissão responsável pelo projeto do Bosque do Centenário, Vanessa Resende, Alessandro Ferreira e Cleyber Vieira.

"Além, de um espaço com a beleza da natureza, teremos aqui ar mais limpo, puro, um lugar de vida. Temos que fazer com que a natureza continue viva e nós também", destacou a integrante da comissão Marcia Cristina de Lima Aguillar Bolzani, acompanhada do novo integrante Newton Martins.

 

Planejamento


A arquiteta Vanessa menciona que ainda integram a comissão que fará o projeto do bosque, a arquiteta Natália Bortoláso Possignolo e a engenheira ambiental Marian Pereira. "Somos todos colaboradores para fazer esse parque ecológico, cuja a ideia é de que seja de cunho sustentável e que traga educação ambiental com às crianças, e também seja usufruído por toda a população. Estamos fazendo as referências, pesquisas com todo o cuidado, porque é uma APP e tudo precisa ser muito estudado", ressalta Vanessa.

Cleyber complementa que, enquanto profissional, é uma honra participar desse empreendimento com o município e deixar para as gerações futuras essa colaboração. Ele enfatiza que esperam que o empenho traga de fato esse benefício, que possa se estender ao longo do tempo e ser melhorado por outros profissionais que também poderão agir no sentido de atualizar, conforme as necessidades da cidade.

"Que a população se sinta acolhida pelo ambiente e possa se divertir de forma tranquila, segura, ter momentos agradáveis perto da natureza em um complemento do Parque do Povo, com mais elementos não só de lazer, mas didático. E, principalmente, que as pessoas entendam a importância da sua ação no meio ambiente. Porque perguntamos: ‘vamos salvar o meio ambiente?’. Não, vamos salvar a nós porque se não nos salvarmos através do meio ambiente, não atingiremos os objetivos que precisamos para o planeta", pontua o arquiteto.

 
Publicidade

Veja também