Plataforma traz dados de Covid no Estado

Projeto desenvolvido por pesquisadores da Unesp e USP visa trazer informações atualizadas sobre a doença em 91 cidades paulistas

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/08/2020
Horário 08:13
 Reprodução - Dados são atualizados diariamente conforme divulgações das prefeituras
Reprodução - Dados são atualizados diariamente conforme divulgações das prefeituras

Os interessados em acompanhar a evolução do novo coronavírus no Estado de São Paulo têm uma maneira prática e rápida de obter os dados. Trata-se da plataforma “SP Covid-19 Info Tracker”, que atualiza diariamente informações sobre a doença em 91 cidades paulista. O projeto foi criado por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campi de Presidente Prudente e Rosana, junto com a USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos. 
Apesar de o estudo ter iniciado no dia 26 de março, o sistema de dados foi disponibilizado no dia 10 de junho e tem ajudado em pesquisas e projeções sobre o vírus. Wallace Casaca docente em Rosana, está à frente de um dos times de pesquisa, e afirma que o objetivo foi criar uma ferramenta que pudesse trabalhar a inclusão social; manter a comunidade atualizada sobre a Covid – não apenas do município onde reside; e manter a base de dados para criar materiais de pesquisa. 
“A gente consegue, por meio dela, congregar uma série de informações e até projetar uma taxa de contágio, óbitos para as próximas semanas”, afirma Wallace. O professor conta que as coletas são feitas com base nas divulgações das prefeituras, trabalho que leva em torno de 2 horas entre conseguir os dados, transcrevê-los em planilhas e colocá-los na plataforma. “Por um lado, é trabalhoso, porque tem que mapear 91 municípios todos os dias. Mas, por outro é importante, pois conseguimos pegar a informação pela fonte primária”, explica. 

Análise das divulgações

O trabalho dos pesquisadores começou com 60 municípios, hoje são 91. Conforme Wallace, novas localidades serão inseridas conforme o aumento de contágio da doença. E é por meio da busca pelos dados que o grupo identificou o método de trabalho das prefeituras, no que diz respeito à divulgação da informação. 
“Infelizmente, detectamos casos em que pararam de fornecer dados”, lembra ao citar falta de casos descartados e a frequência com que os demais são divulgados. “Dos 91, apenas cinco fizeram atualizações diárias”. Tamanha a dimensão do projeto, que ele serve de apoio para jornalistas e pesquisadores de outras instituições – um suporte para que a informação não seja perdida. 
“Ainda estamos trabalhando para cada vez mais apresentar resultados”, afirma Wallace. “Finalizamos as projeções da Covid-19 no Estado e sub-regiões, e pretendemos divulgar ainda nesta semana as taxas de infecções, números esperados de óbitos e casos confirmados para o período futuro”. 

SAIBA MAIS
Acesse https://datastudio.google.com/u/0/reporting/5b72d54e-a0c2-4748-acf0-9688f42278aa/page/spmIB e conheça a plataforma “SP Covid-19 Info Tracker”.

Foto: Cedida

Projeto Unesp Prudente Rosana Covid-19 no Estado
Wallace lidera um dos times de pesquisadores do projeto

SAIBA MAIS

Com quatro novos casos, PP registra 2.407 confirmações de Covid-19

Com quadro de Covid, coronel Leopoldo recebe alta da UTI

Prudente tem 115 novos casos em 24h e mais duas mortes por Covid-19

Covid-19: região tem pelo menos 4.671 curados

Publicidade

Veja também