Poderes discutem substituição da Secretaria de Relações Institucionais pela de Agricultura

Em encontro, Ed Thomas afirmou que troca não causará impactos financeiros ao município e favorecerá repasse de recursos para o setor

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/05/2021
Horário 10:09
Foto: Mariana Padovan/Secom
Executivo se reuniu com vereadores da Câmara Municipal nesta sexta
Executivo se reuniu com vereadores da Câmara Municipal nesta sexta

Na manhã desta sexta-feira, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB), e o vice-prefeito Izaque Silva (Patriota) se reuniram com vereadores da Câmara Municipal para discutirem sobre a substituição da Serin (Secretaria Municipal de Relações Institucionais) pela Secretaria Municipal de Agricultura. O projeto já está em pauta para ser apreciado pelo Legislativo.

Os poderes abordaram os possíveis efeitos que a substituição acarretará ao município, além de sugestões e adequações em relação à modificação.

O prefeito explica que não se trata da criação de uma nova secretaria, mas sim da substituição de uma pela outra, "o que não causará impactos financeiros ao município". “Essa substituição não afetará o orçamento, pelo contrário, estreitará o relacionamento e o repasse de recursos do Ministério da Agricultura com Presidente Prudente, que hoje tem o prudentino Luiz Antônio Nabhan Garcia como secretário de Assuntos Fundiários”, esclarece.

Ed também relata que, antes mesmo de ser oficializada, vários órgãos já demonstraram interesse em firmar parceria, como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que compareceram ao gabinete com propostas e projetos, além de outras entidades que já sinalizaram favoravelmente e estão elaborando ações.

“Prudente é um dos maiores produtores de batata-doce do país e o segundo maior do Estado. Nós temos um excelente relacionamento com o governo federal, é uma grande oportunidade. Estamos pensando no desenvolvimento do município, na agricultura familiar, na melhoria das estradas vicinais, na atenção especial ao setor que é base da economia”, completa o prefeito.

O secretário de Assuntos Jurídicos e Legislativos, Jorge Duran Gonçalez, também acredita que a substituição contribuirá não só com a agricultura, mas com a administração como um todo. “Nossa região tem potencial para se destacar nacionalmente. Essa é uma iniciativa que valorizará o produtor rural e, por consequência, proporcionará um ganho administrativo”.

Publicidade

Veja também