Poesias

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 02/09/2021
Horário 03:35

Com o objetivo de incentivar a criação poética dentro do movimento leonístico, todos os Lions Clubes da região da Nova Alta Paulista, bem como os demais, participam do Concurso de Poesias com espaços abertos a todos interessados. O Distrito LC 8 conclama aos membros dos clubes que participem, pois desta forma o mundo poderá conhecer melhor as veias poéticas de muitos de seus associados. O governador do Distrito LC8, Hélio Ruiz, oferece total apoio e incentivo aos associados e espera que todos colaborem, participando deste evento literário.

TEMAS
Dois temas foram colocados como parâmetros aos interessados: “Primavera e suas flores”, dando ênfase ao colorido das flores desta estação, e também “Ser Leão de Verdade”, quando se conhecerá, através dos versos poéticos, o pensamento de cada pessoa sobre o movimento. Só serão recebidos poemas até o dia 30 de setembro, atinente ao tema e, mesmo que tenham sido escritos anteriormente. O participante poderá apresentar trabalhos, desde que encaixados em cada um dos temas. Três trabalhos serão selecionados pelo distrito, que contará também com participações de outros que integram o DMLC, com clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS
A ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), aberta a alunos de escolas brasileiras, tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando ao aprimoramento de suas formações; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Osvaldo Cruz comemora o sucesso de 18 de seus alunos que participaram da ONC e foram classificados para a próxima fase, que ocorre amanhã e será online.

QUEM SÃO?
1º ano do ensino médio/Novotec: Ana Beatriz de Lima Silva, Ana Clara França Silva, Ana Julia Marquetti Barato, Ana Laura Dias Delai, Beatriz Bagini dos Santos, Erina Ami Sakakida, Lucas Ganzaroli, Maria Laura Alves Magalhães, Renata Emilly Carvalho Lopes. 2º ano do ensino médio/Novotec: Brenda Duarte Santos, Carlos Eduardo Guther, Lívia Maria Bussola Monteiro, Maria Fernanda Aparecida dos Santos Neto, Maria Gabriela Morais Rossi, Pedro Henrique Lino Fernandes. 3º ano do ensino médio/Novotec: Deiriny Ketlyn da Silva Fernandes dos Santos, Kaike Eduardo Lopes dos Santos e Rafael Medeiros Sobrinho Monteiro.

PARALIMPÍADA
A atleta tupãense Alana Maldonado se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro no judô em Paralimpíadas, na categoria B1/B2 até 70kg. A brasileira superou a georgiana Ina Kaldani na decisão por ter aplicado um waza-ari ainda no começo da luta, que terminou sem outras pontuações. O judô paralímpico é disputado por atletas com deficiência visual. Eles são divididos em três classificações: B1 (totalmente cegos), B2 (veem vultos) e B3 (veem imagens sem nitidez). Os atletas são posicionados pelos juízes já segurando o kimono do adversário no tatame. Alana demonstrou grande emoção em entrevista ao SporTV após a conquista. "Não caiu a ficha ainda. Eu queria fazer história, conquistar o primeiro ouro paralímpico, assim como fiz no Mundial. Primeiro no Rio, em casa, depois campeã paralímpica na terra do judô, realizando meu sonho. Não tenho palavras para explicar", disse a judoca.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Duas iniciativas em Lucélia neste mês de agosto marcaram o período de conscientização e combate à violência contra a mulher. O “Agosto Lilás” foi debatido na cidade pela Prefeitura, por meio da divulgação de conteúdos de orientações e esclarecimentos, e ações desenvolvidas sobretudo pelos órgãos da área da assistência social, e por uma nova abordagem idealizada pela professora e vereadora Mariana Valentim.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Para a gente ser feliz
Para sempre nesta vida,
Lembre sempre coisa boa
Deixe a ruim esquecida.
                                 (José Costa)

Publicidade

Veja também