Operação de combate ao crime de adulteração e falsificação de bebidas lacra imóvel em Venceslau

Nos fundos de uma casa foi localizada estrutura física e logística aparentemente destinada ao depósito, fabricação, combinação e manejo de destilados

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/10/2025
Horário 13:09
Foto: Deinter-8
Diversas bebidas destiladas, aparentemente lacradas e sem procedência comprovada, foram apreendidas em imóvel
Diversas bebidas destiladas, aparentemente lacradas e sem procedência comprovada, foram apreendidas em imóvel

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Presidente Venceslau, com apoio de equipes do IC (Instituto de Criminalística) e da Vigilância Sanitária Municipal, deflagrou, na manhã esta terça-feira, em Presidente Venceslau, uma operação com o objetivo de combater o crime de adulteração e falsificação de bebidas alcoólicas.

Há alguns dias a Polícia Civil recebeu notícias no sentido de que uma determinada residência venceslauense estaria sendo utilizada como local para fabricação e adulteração de bebidas. Após diligências de campo, a equipe identificou o imóvel e os respectivos suspeitos. Foi representado e o Poder Judiciário autorizou a realização de busca e apreensão no imóvel, tendo a instituição, na manhã desta terça-feira, dado cumprimento ao mandado expedido.

No local, nos fundos do imóvel, as equipes se depararam com uma estrutura física e logística aparentemente destinada ao depósito, fabricação, combinação e manejo de bebidas alcoólicas destiladas. Foram encontradas diversas bebidas destiladas, aparentemente lacradas e sem procedência comprovada; diversos vasilhames vazios; lacres, rótulos e embalagens; essências supostamente destinadas à saborização de bebidas; bem como instrumentos de vidro para possível análise e destilação.

Imóvel lacrado
A equipe do Instituto de Criminalística recolheu e apreendeu, com base em amostragem, diversos dos objetos encontrados, a fim de periciá-los. A equipe da Vigilância Sanitária, por sua vez, apreendeu o restante dos objetos e lacrou o imóvel. 

Realizado varejamento no interior do imóvel, a equipe policial ainda encontrou, em um dos cômodos, uma arma de fogo sem registro e diversas munições de uso permitido, bem como uma espingarda aparentemente de pressão. Como resultado, as armas e munições foram apreendidas e o suspeito, 48 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo de uso permitido. Em razão da pena do delito, foi arbitrada fiança, que restou recolhida, motivo pelo qual o suspeito responderá em liberdade pelo crime.

Crimes de falsificação e adulteração
Com relação aos crimes de falsificação e adulteração de bebida supostamente praticado pelos suspeitos, adotou-se, nesse momento, todos os procedimentos adequados e pertinentes para a apuração do referido delito, tais como apreensão dos objetos e lacração do imóvel, requisição de exames periciais e oitiva dos suspeitos, deixando-se de realizar a prisão em flagrante, ante a necessidade de conclusão dos exames periciais requisitados. De toda forma, a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apuração dos fatos.

“A Polícia Civil destaca a importância do imediato e efetivo combate aos crimes contra a saúde pública, especialmente aqueles que envolvem falsificação e adulteração de bebidas, visando a pronta aplicação da lei penal e garantia da ordem pública”, ressalta.

Deinter-8
Diversas bebidas destiladas, aparentemente lacradas e sem procedência comprovada, entre outros objetos suspeitos, foram apreendidos

Publicidade

Veja também