Polícia Federal utilizará drones nas eleições 2020 

Em Presidente Prudente, foram disponibilizados 2 equipamentos que sobrevoarão as zonas eleitorais

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 03/11/2020
Horário 06:00
Reprodução/Polícia Federal - Equipamentos foram testados em Presidente Prudente e estão aptos para uso
Reprodução/Polícia Federal - Equipamentos foram testados em Presidente Prudente e estão aptos para uso

As eleições municipais deste ano contarão com uma novidade. A fim de auxiliar os policiais na prevenção e repressão aos crimes eleitorais, a Polícia Federal utilizará drones que sobrevoarão as principais zonas de votação. Em Presidente Prudente, foram disponibilizados dois equipamentos que já passaram por testes e estão aptos para serem utilizados. 
Mais de 100 aeronaves remotamente pilotadas estarão no céu brasileiro. De acordo com a Polícia Federal, elas serão alocadas em municípios estratégicos. “Tais equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude”, afirma o órgão. Os drones possuem câmeras com zoom suficiente para identificar possíveis irregularidades, como entregas de santinhos e situações de compra de votos. Com imagens de alta qualidade e nitidez, também conseguem capturar suspeitos e placas de veículos. 

“A AÇÃO SE TORNA EXTREMAMENTE RELEVANTE DIANTE DO CENÁRIO DE MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA COMBATER A EPIDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS”
Polícia Federal

Durante todo o serviço, que ocorrerá nos dias votações, as imagens capturadas serão transmitidas diretamente a uma equipe da Polícia Federal, preparada para monitorar toda as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Desta forma, caso houver flagrante de algum crime, de imediato os policiais se deslocarão ao local indicado para localizar e prender os suspeitos. 

Tecnologia a favor

Não é de hoje que a Polícia Federal utiliza a tecnologia a seu favor. Segundo o órgão, a ação deste mês vai ao encontro com as orientações da direção geral da instituição, em relação ao uso dos equipamentos modernos na prevenção e repressão dos crimes. No caso dos drones, também contribuem para a atual situação de pandemia, que requer a diminuição do contato pessoal. “[A ação] se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus”. 
“Com isso, a instituição visa cumprir seu mister constitucional de polícia judiciária eleitoral e mostrar que está preparada para combater os crimes eleitorais, garantindo um pleito seguro para que os cidadãos possam exercer o seu direito de sufrágio dentro da legalidade”, afirma a Polícia Federal. 

Foto: Reprodução/Polícia Federal

Tecnologia de ponta: imagens são de qualidade e permitem melhor nitidez


 

Publicidade

Veja também