Polícia passa a integrar movimento #SejaGentil

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 30/11/2016
Horário 08:24


A partir de hoje, o 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), incluindo o Sistema Órion, se torna parceiro do movimento de mobilização social #SejaGentil. Conforme a coordenadora, Paulina Paulino, o projeto, que reúne vários segmentos de Presidente Prudente e região em favor da consolidação da gentileza, encerra o ciclo de divulgação e exercício, iniciando agora uma nova fase com a adesão da PM. Em uma cerimônia na sede do 18º BPM/I, em Prudente, às 8h30, a nova parceria será oficializada e será lançado o Hino #SejaGentil, pela Camerata Escola de Música e Dança.

Jornal O Imparcial Participantes de movimento falam sobre nova fase que inicia hoje

A capitão Sílvia Andréia Mantoani Pinto pontua que a parceria entre o #SejaGentil e a PM, assim como outros órgãos e entidades, é importante por conta da capacitação que é feita com os agentes envolvidos. "Nos identificamos com o projeto assim que tomamos conhecimento dele. O PM precisa ser educado para as mudanças de comportamento que podem fazer a diferença no registro de ocorrências que envolvem problemas sociais, por exemplo", comenta o comandante do 18º BPM/I, tenente-coronel Sílvio César Silva de Almeida Saraiva.

Segundo o 18º BPM/I, como o #SejaGentil consiste em reunir parceiros dos mais diversos segmentos sociais para integração e promoção de ações simples e viáveis que promovam discussões sobre as condições de vida das pessoas em geral, contribuindo, assim, com o surgimento de uma consciência capaz de causar mudanças significativas nas relações intrapessoais e interpessoais, consolidando a gentileza em seus atos e atitudes, tal metodologia será levada para o público interno do órgão, nos 21 municípios de sua abrangência, bem como à comunidade atendida. "A capacitação dos policiais pode melhorar os atendimentos e dar um olhar diferenciado e mais amplo sobre a realidade que vivemos", relata o coronel.

 

Parceiros


Idealizador do movimento, o educador Antônio Mello se diz satisfeito com os caminhos percorridos pelo #SejaGentil, que começou pequeno em Prudente e agora já atinge 30 cidades da região. Lembra que a ideia veio da vontade de desconstruir essa realidade de imediatismo que vivemos atualmente, de tirar das pessoas o pensamento e sentimento de sociedade negativa falando de gentileza, de um novo estilo de vida. "É chegada a hora de quem detém o poder olhar para o povo. E encontramos na PM e na Prefeitura, que querem atender melhor o seu público, essa vontade de melhorar", afirma.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Prudente, Feiz Abbud, conta que o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), se sensibilizou com o projeto apresentado por Antônio em abril, quando decidiu aderir. "O programa veio em boa hora por incentivar e proporcionar o bom relacionamento entre as pessoas. Existem críticas em relação ao comprometimento do poder público, mas a sociedade precisa retribuir, responder, participar", ressalta Feiz.

Paulina Paulino declara que, com a intenção de enriquecer o projeto, buscou um músico amigo de Goiás, Bill Duque, que desenvolveu letra e música que se transformaram no hino do #SejaGentil com arranjo do maestro Luiz Antônio Peres Filho, o Luizão. "Queremos, através de um trabalho harmônico, trazer a sensibilidade da música ao projeto", comenta o responsável pelo Camerata, programa que ensina música a diversas crianças de projetos sociais. Ainda segundo Paulina, os estudantes do 4° termo do curso de Design Gráfico da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Paulo Carneiro e Pedro Divino, foram os responsáveis por desenvolver o projeto gráfico da iniciativa.

 
Publicidade

Veja também