Policiais militares se mobilizam para doação de sangue

Equipes da Polícia Militar Ambiental estiveram nos hemocentros de Presidente Prudente e Dracena

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 26/06/2020
Horário 11:38
Polícia Militar Ambiental - Estoques de sangue caem durante esta época do ano Foto: Polícia Militar Ambiental - Estoques de sangue caem durante esta época do ano

Ajudar ao próximo é sempre importante. Ainda mais, quando tem o propósito de salvar vidas. E foi justamente isso que mobilizou policiais militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental a aderirem à campanha “Junho Vermelho”.

A ação, em comemoração aos 43 anos de criação do 2º Batalhão de Policiamento Ambiental, permitiu que equipes do pelotão regional fizessem a doação de sangue nos hemocentros de Presidente Prudente e Dracena. No período entre junho e julho, os estoques costumam ficar reduzidos, o que merece atenção especial.

“A campanha visa também incentivar a população em geral a procurar os locais de coleta de sangue neste importante ato de humanidade e amor ao próximo”, salienta a corporação.

Doações de sangue

caem na quarentena

A pandemia da Covid-19 influenciou drasticamente para a redução de doações de sangue. Em matéria veiculada no final de março, a reportagem ouviu o Hemocentro anexo à Santa Casa de Misericórdia de Prudente e o Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, que compartilham essa preocupação.

Conforme as unidades, desde o início da pandemia do vírus a redução média de doações de sangue ficou entre 40% a 60%, já que muitas pessoas não estavam saindo de casa.

Requisitos para doar sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro);
  • Não ter tido contato nos últimos 30 dias com suspeitos de Covid-19.

Veja também