Pontos de ônibus ganham vida com grafite

Itamar Xavier e amigos artistas colorem estruturas de concreto de Prudente para deixar espaços mais bonitos para as pessoas que aguardam por vários minutos

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 12/06/2020
Horário 05:30
“Os Simpsons” pintado por Itamar tem sido uma das principais atrações
“Os Simpsons” pintado por Itamar tem sido uma das principais atrações

Se não mais conforto, pelo menos mais alegria! O professor Itamar Xavier de Camargo e alguns de seus amigos artistas “de rua” estão com mais um daqueles trabalhos de encher os olhos de alegria. Especialmente num momento em que a grande maioria sente tantos medos e vulnerabilidade, de alguma maneira. Ele e “Joka”, que foi quem teve a ideia, João Celio, Índio e Matheus Tonimate estão dando mais vida em cores, por meio do grafite, a estruturas feitas de concreto para abrigar as pessoas enquanto esperam seu meio de locomoção: pontos de ônibus de Presidente Prudente.

Itamar diz acreditar ser importante manter os pontos de ônibus limpos e receptivos, pois normalmente quem os utiliza está cansado esperando por seu ônibus de volta para sua casa depois da jornada de trabalho.

“Nada mais justo que passar esse tempo em um lugar agradável, e nesse caso até divertido [risos]. Nesse período de quarentena, por conta do Coronavírus, temos trabalhado muito a temática, conscientizando sobre o uso de máscaras e a proteção. Mas, quero trabalhar outros temas apenas com o objetivo de deixar os espaços mais bonitos para os seus donos que ali ficam por vários minutos e até horas”, expõe o professor artista, Itamar.

Ele diz que ao todo já foram pintados seis pontos por alguns locais da cidade, Fran Fuxa representa as mulheres. Um dos pontos localizado na Avenida da Saudade recebeu a arte de Tonimate; na Avenida Brasil, a obra é assinada por Joka e Felipe Índio; na Rodovia Alberto Bonfiglioli, dois pontos em frente à antiga banca de frutas e na Ciro Bueno, em frente a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), as pinturas são de João Celio.

Coronavírus tem sido temática dos artistas chamando atenção para a conscientização

Arte pela arte. Simples assim!

E uma das pinturas que muito tem se destacado, feita pelo professor Itamar, é uma reprodução da sala de estar de “Os Simpsons”, em que o assento do ponto de ônibus se transformou no sofá da famosa família da série de animação e sitcom norte-americana. 

“Tudo começou quando o Joka me convidou para pintar o ponto ao lado do Poupatempo com ele. Percebemos que as pessoas curtiram ver a estrutura mais colorida, alegre com nossa arte e então nos propusemos a pintar outros pela cidade. Não sei se temos condições de pintar todos, mas acredito que faremos muitos”, comenta o professor Itamar que faz questão de agradecer a Igreja Nova Jerusalém que ajuda na compra de parte dos materiais, tinta spray e látex.

O restante os artistas compram com o que tiram do próprio bolso!

 

Linha de frente contra a Covid-19 é lembrada em desenhos

Publicidade

Veja também