Pop-it: Um dos brinquedos mais procurados nas lojas de Prudente

Febre nas redes sociais, produto estimula movimentos repetitivos ao simular o estouro de bolinhas; segundo especialista, item ajuda a reduzir a ansiedade e o stress, mas há limites

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 21/08/2021
Horário 09:00
Foto: Cedida
Novo brinquedo, feito de silicone, tem vários formatos, cores e tamanhos
Novo brinquedo, feito de silicone, tem vários formatos, cores e tamanhos

Quem já estourou plástico bolha sabe da sensação momentânea de conforto e alívio que o estralo das bolinhas traz. Este é o mesmo relaxamento que o pop-it fornece. O novo brinquedo é feito de silicone, tem vários formatos, cores e tamanhos. É flexível e reúne várias bolinhas, que ao serem apertadas, fazem um barulho parecido com o do plástico bolha. O brinquedo está na seção dos fidgettoys (brinquedos de inquietação), que contribuem para aliviar o estresse. Há um tempo atrás, o Spinner era o mais conhecido desta categoria. Neste ano, o pop-it ganhou bastante relevância nas redes sociais - principalmente, no TikTok - e virou um dos itens mais procurados nas lojas de brinquedos de todo o país. 
Em Presidente Prudente, não é diferente. Uma das proprietárias da Gaby Papelaria e Brinquedos, Luciana Cruz, confirma que o pop-it é uma das peças que saem mais rápido na loja. “Este novo tipo de brinquedo está sendo muito curtido pelas crianças e adolescentes. Foram lançados diversos modelos, desde chaveiros até jogos. O lançamento ajudou a impulsionar as vendas. A procura é grande e a concorrência também”, conta Luciana. A proprietária relata que a loja chega a vender mais de 100 peças por mês. “O preço varia conforme o modelo. Os mais simples estão na faixa dos R$ 25”.
“Realmente, é uma febre. Nosso estoque inclusive está esgotado no momento, veio uma boa quantidade [de peças] e já esgotou”, afirma a caixa da Ri Happy Brinquedos, Beatriz dos Santos Cabral. Ela constata que o brinquedo é um dos mais vendidos na loja por conta da influência das redes sociais. “Tiktok. O pessoal fala que viu no Tiktok, no Instagram e já vem atrás, não tem jeito”, relata sob risos a caixa. 
Na Brink Lar, o estoque também está em falta. “A procura é absurda. Nosso estoque já acabou e até agora não recebemos a reposição”, conta um dos vendedores da loja, Rafael Ferreira dos Santos. 

Febre nas redes sociais

No Instagram, mais de 250 mil publicações estão associadas à hashtag “popit”. Por sua vez, no TikTok, o termo pop-it soma mais de 2,5 bilhões de visualizações segundo a BBC (British Broadcasting Corporation). Os vídeos se amontoam no universo de possibilidades que a variedade de modelos e combinações do brinquedo traz: do simples aperto das bolinhas a jogos mais lúdicos e que exigem raciocínio rápido. 

Especialista explica

A psicóloga e psicopedagoga, Fernanda Joia Passetti Lima, explica, que na parte psicopedagógica, o brinquedo pop-it pode ser usado como recurso para contar, categorizar, diferenciar formas geométricas e estimular a parte sensorial, porém, ela alerta: “Percebemos que como virou febre por causa da fala que ‘alivia o stresse’, as crianças estão levando para escola e utilizando em sala de aula, acredito que isto não seja benéfico e acaba atrapalhando o foco na matéria, ou seja, na aula toda em si”. 
Por conta da pandemia e o uso prolongado de computadores e celulares, o brinquedo se torna uma alternativa saudável ao substituir o contato direto com as telas de dispositivos eletrônicos. A psicopedagoga fala sobre esta questão, que envolve o pop-it como uma ferramenta mais tranquilizante e sem tantos estímulos como a tela de um smartphone por exemplo. “Ele [o brinquedo] acaba sendo um viés onde a criança se ocupa, descarregando algum nível de tensão. Por ser um brinquedo sem muito estímulo, elas se desconectam um pouco das telas, que tem por si uma categoria mais agitada”, pontua a psicopedagoga. 

Cedida

Lojas chegam a vender mais de 100 peças por mês em Prudente

Publicidade

Veja também