População da Vila Operária critica demora em remoção de antigo prédio do Cras Nochete

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 12/02/2017
Horário 10:41
Os moradores da Vila Operária, localizada na zona norte de Presidente Prudente, estão insatisfeitos com o andamento do desmanche do prédio que abrigava a antiga unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Nochete, transferida para a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, ao lado da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da zona norte, ainda em construção, no Jardim Guanabara.

A dona de casa Rita de Cássia Alves Santos, 34 anos, diz que a remoção da estrutura foi iniciada em novembro do ano passado, mas atualmente encontra-se abandonada. O que deixa ela e os outros habitantes da área preocupados é a forma como estão dispostos os materiais retirados da construção, bem como o mato alto presente na área, fatores que, segundo eles, contribuem para o aparecimento de animais indesejados.

A técnica de enfermagem Luana Mota, 31 anos, acredita que um cuidado especial deveria ser tomado em relação ao banheiro inativo, já que "os vasos sanitários estão ocupados com água parada". O que mais incomoda a dona de casa Sara Bertalho, 22 anos, é o ritmo lento no qual as obras estão sendo conduzidas.

Jornal O Imparcial Rita de Cássia está incomodada com mato alto presente na área

A reportagem esteve no bairro na manhã de segunda-feira e constatou a ausência da equipe responsável pela limpeza da área. "A equipe vem um dia sim e o outro não. Hoje é segunda-feira, tinham que estar trabalhando", comenta. Sara cobra atitude rápida em consideração aos pequenos que moram no local. "Meu bebê tem 1 mês de vida. Eu não quero que ele corra o risco de pegar dengue", pondera. Rita de Cássia já contraiu a doença e, por isso, fica em estado de alerta. "Já entramos em contato com a Prefeitura e prometeram providência, mas, por enquanto, a obra continua abandonada", denota.

O futuro da área também gera incertezas entre os munícipes. De acordo com a dona de casa Débora Gomes, 38 anos, e a aposentada Maria Gomes, 74 anos, circula no bairro a história de que será instalada no lugar uma praça de lazer com wifi. A afirmação é reforçada pela vizinhança. Para Maria, esta não é a melhor decisão a ser adotada. "Poderiam implantar algo que fosse mais produtivo para a população", opina. Na realidade, o que deixa os residentes desconfiados, como adianta Rita de Cássia, é a possibilidade de perturbação de sossego quando a conexão wifi viesse a ser viabilizada, sobretudo durante a noite. Sara também é contra a iniciativa. "Já existe bagunça sem wifi, imagine com", afirma.

 

Obras retomadas


Procurada, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou que, embora tenha sido transferido para o Guanabara, o Cras Nochete continua prestando atendimentos aos moradores da Vila Operária, bem como do Vale das Parreiras, jardins Guanabara e Jabaquara, Parque Castelo Branco e bairros adjacentes. No total, 3 mil famílias são referenciadas pelo serviço, que busca fortalecer o convívio familiar e comunitário. No que tange ao desmanche do antigo prédio, na Operária, salienta que a limpeza do terreno ficou impossibilitada em virtude do tempo chuvoso, mas que as obras já foram retomadas. Questionada sobre a possibilidade de instalar no local uma praça de lazer com wifi, a pasta não deu a confirmação, comunicando que estudos estão em andamento a fim de decidir o que será feito no local.

 

 

Estrutura do bairro


Ano de aprovação: 1966

Área de loteamento: 52.946 m²

Quadras: 7

Construções: 197

Terrenos baldios: 18

Fonte: Cadastro Técnico/Seplan

 

SERVIÇO


A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3722 ou do Whatsapp 99104-8537.

 

 
Publicidade

Veja também