População discute segurança pública do Jardim Santa Eliza

PRUDENTE - André Esteves

Data 25/06/2017
Horário 13:59

 

Quando o assunto é segurança, os moradores do Jardim Santa Eliza, em Presidente Prudente, se mostram bastante divididos. De um lado, ficam aqueles que elogiam a pacatez e tranquilidade do bairro. Do outro, estão os que pedem mais policiamento na área. Na primeira vez em que a reportagem esteve na localidade, em fevereiro de 2015, a intensificação da ronda policial já era uma reivindicação dos munícipes, que estavam incomodados com a incidência de roubos e furtos. Embora as ocorrências não sejam graves, elas permanecem, comenta o comerciante Carlos Eduardo Rossi, 28 anos, o qual afirma que o bar onde trabalha, de propriedade do pai, já foi roubado duas vezes.

O aposentado Josué Pedroso, 82 anos, por sua vez, salienta que a fiscalização existe, mas com baixa frequência. “Os horários da polícia não são os do ladrão”, argumenta. Já o aposentado Antonio Sambinello de Oliveira, 72 anos, contrapõe que as ocorrências registradas no Santa Eliza são comuns a todos os bairros e ocorrem com pouca regularidade. “Normalmente, são incidentes envolvendo a garotada mal intencionada”, aponta. O aposentado José Boni, 80 anos, diz não ter problemas com a segurança e está satisfeito com o sossego do local. “Eu morava com a minha esposa no centro e decidimos nos mudar para cá depois que meus filhos casaram. Aqui, ajudei a criar outras crianças, que também já seguiram suas vidas. Gosto muito do lugar e não o trocaria”, relata.

A respeito da atuação policial no bairro em questão, o 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) comunica que o Santa Eliza conta com presença diuturna de uma viatura de radiopatrulha e o apoio de outras modalidades de policiamento, como Cavalaria, Força Tática, Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), Ronda Escolar e helicóptero Águia da PM. “Além disso, os moradores têm à disposição um posto policial que fica na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1.190”, salienta. O batalhão esclarece que o policiamento é planejado de forma sistêmica, ou seja, as equipes são posicionadas conforme os índices criminais registrados na área de cobertura.

Com relação aos furtos e roubos, a PM orienta condutas preventivas que podem dificultar a ação de criminosos. Em veículos, as dicas são não deixar as chaves do automóvel ou motocicleta no contato, estacionar em locais movimentados e iluminados, prestar atenção nas pessoas que se encontram nos arredores, travar o guidão, não deixar o capacete ou outros objetos sobre a motocicleta ou no interior do veículo e acionar o sistema de segurança quando houver. Já em residências, os munícipes devem deixar portas, janelas e portões trancados e verificar a existência de pessoas estranhas pelas imediações antes de entrar ou sair de casa. “Na dúvida, a orientação é avisar os familiares e acionar a Polícia Militar por meio do telefone de emergência 190”, pontua.

 

Estrutura do bairro

Ano de aprovação: 1978

Área de loteamento: 101.106 m²

Área verde: 10.120 m²

Quadras: 15

Construções: 250

Terrenos baldios: 21

População estimada: cerca de 800 pessoas

Fonte: Secom

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.

Publicidade

Veja também