Por trás das câmeras, uma equipe com experientes e premiados profissionais

“Encontro Inoportuno”, filmado em Presidente Prudente, tem produção de Toni Gonçalves e da produtora Ilumina serviços culturais, com roteiro e direção de Vicentini Gomez

VARIEDADES - MELLINA DOMINATO

Data 24/04/2024
Horário 21:43
Foto: Mellina Dominato
Equipe concedeu entrevista à reportagem de O Imparcial hoje
Equipe concedeu entrevista à reportagem de O Imparcial hoje

Por trás das câmeras, o cineasta prudentino, Vicentini Gomez, reuniu uma equipe de peso, com experientes e premiados profissionais, com carreiras internacionais de destaque, para idealizar o novo curta-metragem, "Encontro Inoportuno”, filmado em Presidente Prudente, e previsto para ser finalizado em maio. 

A direção de arte ficou por conta de Veridiana Carvalho, com Vera Barbosa como assistente de direção e preparação de elenco. Madalena Machado atuou como figurinista, Michel Vicentine Martins tomou conta da trilha sonora, enquanto Hugo Caserta foi responsável pelo som direto, bem como a finalização. O grupo é composto ainda pela cinegrafista Mayra Camacho, e os assistentes de produção Diaulas Ullysses, Eduardo Dias e Alcilene Evangelista.

Vera, que já foi assistente de direção de alguns dos nomes mais importantes do cinema e da televisão brasileiro e conta com uma carreira internacional de sucesso, na Europa, Estados Unidos, bem como em território nacional, trabalhou com Vicentini pela primeira, em 50 anos de amizade. Ela está no Brasil por conta do filme, mas mora na Europa. “Primeira vez que trabalhamos juntos e ele me colocou em duas funções que eu amo. Lá fora já faz muito tempo que se usa esse papel, o coaching, ou direção de atores, cada local da um nome para essa função, de quem está na preparação, na ajuda à revelação do trabalho interno do ator, de trazer aquele papel para fora”, fala.

A direção de arte e fotografia, inspirada no pintor italiano Michelangelo Merisi, mundialmente conhecido como Caravaggio, ficou a cargo de Veridiana. “Como proposta estética, Vicentini escolheu Caravaggio, que é a dor e a paixão através do sofrimento, também é a procura do que sentimos nas vísceras, e que trabalha muito com sombra e contraste. E, neste filme, antes de escolher a paleta de cores, com vermelho sangue e verde musgo muito predominante, o que a gente tem é a própria sombra no roteiro, a sombra do desconhecimento, com uma descoberta no final do filme que traz a luz. Sombra, luz e contraste”, ressalta a diretora.

Colombiana, a cinegrafista Mayra Camacho integra o grupo pela primeira vez. “É uma experiência incrível. Estou aprendendo muito porque é diferente o set de filmagem do de publicidade, que é no que eu trabalhava anteriormente. Estou absorvendo e aprendendo várias coisas, pois não é somente pegar uma câmera, enquadrar e focar, tem toda uma linguagem que você está passando dentro de uma imagem, acentuando ainda os contrastes”, comenta a jovem, definida pelos colegas como excelente piloto de drone.

Hugo, um dos maiores arte-finalistas do país, começou a trabalhar com Vicentini quando adolescente, que o divide com ninguém menos que Maurício de Souza. “Minha parte vai ser juntar todos esses talentos na ilha de edição, mas principalmente acentuando todas essas características que foram capturadas. Temos fontes diferentes de captura, como o drone, câmeras fixa e na mão, então, tudo isso será regulado na pós-produção, para tudo ser compatível”, frisa. “E vamos ter trabalho também de tonalidade de luz, sempre ‘Caravaggio’”, diz o homem por trás ainda de diversos processos que envolvem a parte administrativa, cuidando dos projetos de Vicentini, desde o início, em sua concepção, até a prestação final de contas.

Publicidade

Veja também