Por um futuro mais sustentável e com menos papel

OPINIÃO - André Arruda

Data 25/06/2022
Horário 04:30

Uma excelente notícia nos brinda no mês em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente: o Programa SP Sem Papel, desenvolvido pela Prodesp, alcançou a formidável marca de 43 milhões de processos tramitados em formato digital. Isto representa a redução de 800 toneladas de impressos, ou cerca de 18 mil árvores preservadas. É uma conquista significativa, que reitera o compromisso desta empresa de Tecnologia do Estado com a sustentabilidade e o meio ambiente.  
Com o fim dos documentos físicos, o governo paulista projeta economizar cerca de 75% com impressões e compra de papel. Na Prodesp, por exemplo, em cinco anos, a estimativa é deixar de gastar mais de R$ 5 milhões, fora o custo indireto com transporte, postagem e armazenagem física.
Os dados fazem do SP Sem Papel um marco na história do governo de São Paulo. Foi lançado em 2019 para dinamizar a administração estadual, otimizar o fluxo com as prefeituras e atender com excelência a população paulista. Entre secretarias estaduais e administração indireta, atualmente o programa está implementado em 81 órgãos e conta com 320 mil usuários cadastrados no sistema.  
Vivemos em uma nova realidade, em que a tramitação de documentos requer níveis de segurança robustos, sem perder agilidade e eficiência no acesso remoto em quaisquer ambientes. E o Sem Papel concentra estas demandas. Disruptivo por essência, ele foi pensado para quebrar paradigmas, mudando velhas práticas de produção de documentos físicos.
Paralelamente a este desafio e a outros que virão, seguiremos incansáveis em busca do futuro sustentável e em conexão com o futuro. Tudo para que os sistemas com assinatura Prodesp garantam aos usuários experiências positivas, agradáveis e que interconectem inteligência e conhecimento a serviço de toda a coletividade.
A transformação digital do Estado, a desburocratização de processos internos e redução de gastos em prol da eficiência demandam intenso trabalho e dedicação, principalmente em uma era em que a tecnologia está totalmente presente em nossas vidas. Seguiremos atentos, propondo inovações e perseguindo estes valores.

 

Publicidade

Veja também