Pós-Covid: pneumologista ressalta cuidados depois da alta médica do paciente

Profissional da linha de frente, Ricardo Beneti aponta que sequelas interferem na qualidade de vida e precisam ser detectadas precocemente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/05/2021
Horário 15:56
Foto: Unimed
Ricardo participou da elaboração da cartilha “Pós-Covid” da cooperativa de saúde
Ricardo participou da elaboração da cartilha “Pós-Covid” da cooperativa de saúde

Muito tem se falado sobre os cuidados para não contrair a Covid-19, porém, é preciso também atenção quando o assunto é o pós-Covid. As sequelas que a doença pode deixar interferem na qualidade de vida do paciente e se estabelecem, geralmente, três meses após a alta hospitalar ou médica, perpetuando-se após seis meses na forma de cicatrizes, eventualmente irreparáveis.

Quem esclarece melhor o tema é o pneumologista e coordenador de Auditoria Médica da Unimed de Presidente Prudente, Ricardo Beneti, que tem atuado na linha de frente da pandemia, além de participar da elaboração da cartilha “Pós-Covid” da cooperativa de saúde.

Sabemos que a Covid-19 pode deixar sequelas no paciente após ter alta médica. Quais são as mais recorrentes?

Beneti: Primeiro é preciso ressaltar que a Covid-19 é uma doença inflamatória que acomete não somente o pulmão, mas vários outros órgãos e sistemas. Desta maneira, além da lesão pulmonar e da possibilidade de sequela neste órgão, pode haver o acometimento do músculo esquelético com perda de massa magra, acarretando fraqueza generalizada (cansaço fácil); acometimento cardíaco com lesões do músculo cardíaco e eventuais arritmias; acometimento neurológico com dores de cabeça (cefaleia), tonturas, dificuldades de memória e, em alguns casos, convulsões; acometimento pancreático com descontrole de diabetes pré-existente ou até desencadeamento de diabetes; lesões renais agudas com eventual necessidade de diálise em casos mais graves; lesões de pele e perda de cabelos e, ainda, lesões oftalmológicas.

Como essas sequelas podem e devem ser tratadas?

Beneti: O primeiro passo é a detecção precoce destes acometimentos (nem sempre simples) através de uma avaliação cuidadosa, gerenciando o controle destes danos. Partes destas sequelas irão se resolver após um período de até seis meses, mas é preciso focar na reabilitação e ajustes de medicações ao longo deste período, visando abreviá-lo.

Qual a melhor maneira de retomar a rotina que se tinha antes de contrair a doença? Há contraindicações?

Beneti: É fundamental o acompanhamento médico, com uma avaliação individualizada das possíveis lesões de órgãos e sistemas para que haja uma retomada consciente e gradual das atividades físicas e ajustes nutricionais adequados à alimentação, visando a recuperação de tecido muscular esquelético sem riscos.

Existem chances de reinfecção pela Covid-19?

Beneti: Infelizmente, com a ocorrência das chamadas "variantes", o risco de reinfecções pela Covid-19 não é desprezível. Até por este motivo, vale lembrar que indivíduos acometidos pela doença devem seguir a orientação de receber a vacina após 30 dias de resolução do quadro infeccioso agudo.

A Unimed irá lançar uma cartilha sobre o pós-Covid. Qual o objetivo deste material?

Beneti: A cartilha “Pós-Covid” terá como objetivo principal fornecer informações ao beneficiário sobre a fase de recuperação neste momento tão difícil. Ela será entregue aos pacientes hospitalizados por Covid-19 no momento da alta hospitalar e àqueles que seguem em acompanhamento no Unimed Mais. Nela, o beneficiário irá encontrar também uma série de contatos médicos e de suporte em saúde para agilizar e proporcionar segurança na sua completa recuperação.

Saiba mais

A cartilha “Pós-Covid” está disponível no site da Unimed Prudente (unimedprudente.com.br). Ela pode ser acessada por toda a população. Dúvidas podem ser tiradas pelo (18) 2101-8311.

Publicidade

Veja também