Posição de vanguarda

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/10/2025
Horário 04:15

Prudente ocupa posição de vanguarda na emissão de NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica). Procedimento adotado em decreto publicado em 27 de outubro de 2010. Portanto, nesta última segunda-feira (27) foram completados 15 anos.
 
ASSUNTO DE MOMENTO
A NFS-e está na pauta de debates neste momento, com prazo para as prefeituras ativarem o serviço até sexta-feira (31) desta semana no sistema da Receita Federal e que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2026, em padrão nacional. Medida obrigatória.   

POSIÇÃO DE REFERÊNCIA
No encontro da última sexta-feira (24) para debater o assunto em Prudente, no âmbito da delegacia da Receita Federal, que abrange 76 municípios, o delegado Dr. Sérgio Lourenço Junior citou Prudente como referência, com a Prefeitura ativa há três meses.

UMA DÉCADA E MEIA
O Plantão buscou informações e encontrou o assunto tratado na Prefeitura local, em padrão municipal, há uma década e meia, quando instituiu a Nota Fiscal de Serviço eletrônica no município de Presidente Prudente. 

DECRETO DE 2010
O Decreto 21.229/2010, estruturado em cinco capítulos e 16 artigos, foi assinado pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (então do PTB), e secretários Alberico Bezerra de Lima (Administração) e Cádmo Lupércio Garcia (Finanças). 

FACILIDADE E ÁGIL
Tupã (atual Rep) voltou a ser prefeito e Cádmo voltou a ser secretário, basicamente com o mesmo time de trabalho, o que – certamente – facilitou e agilizou em se adequar com antecipação ao padrão nacional da NFS-e. 

LEGADO DE SABEDORIA
O Dr. Euro de Oliveira Mello (1927-2025) foi embora antes do combinado, um dia antes de completar 98 anos no sábado, deixando o legado de sua sabedoria e atuações como advogado, assessor jurídico da Câmara, professor universitário e nadador. 

REGIÃO DE SOROCABA
Natural de Itapetininga, na região de Sorocaba, formado em direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), advogou em Santo Anastácio e em Prudente, onde foi professor e diretor da Faculdade de Direito do Centro Universitário Toledo. 

FILHO DE PRUDENTE
Em 2020, recebeu o título de Cidadão Prudentino, outorgado pelos vereadores da 17ª  legislatura: Adão, Alba, Anderson, Demerson, Elza, Enio, Izaque, Geraldo, Tabosa, Neves, Natanael, Galindo e William.  

FIGURAS PÚBLICAS
O Dr. Euro foi professor de várias figuras públicas em Prudente e região; dentre as quais o ex-prefeito Nelson Roberto Bugalho e o ex-presidente da Câmara e atual secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues; ambos do PSDB.

FORA DE COMBATE
No bastidor da política local um dos comentários sobre o cenário nacional é a ausência na mídia e nos meios políticos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que está com 94 anos de idade e esteve algumas vezes em Prudente.

AÇÕES EM PRUDENTE
O Plantão tem registro de FHC em Prudente, em 1984. Um ano antes de se eleger senador pelo PMDB. Foi no escritório do deputado Mauro Bragato. Eram e continuam sendo correligionários. Depois, esteve nas campanhas presidenciais de 1994 e 1998.

Publicidade

Veja também