Posições

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 04/10/2022
Horário 04:10

O deputado estadual reeleito Mauro Bragato (PSDB), o candidato a deputado federal mais votado em Prudente e região, Guilherme Piai (Republicanos), e o prefeito Ed Thomas (PSB) tornaram públicas suas posições sobre o segundo turno das eleições.

RECADO DADO
Durante a cobertura das apurações no domingo à noite pelas rádios Prudente News e 101 FM, Bragato afirmou que não ficará em cima do muro. Irá pensar e em breve anunciará a sua decisão sobre o apoio para governador e presidente da República.

QUASE 20%
Com 19,3% votos a mais que nas eleições de 2018, saltando de 65.475 para 78.142, o parlamentar garantiu sua permanência na Assembleia Legislativa pela 11ª vez, desde 1979. De lá para cá também já foi prefeito de Prudente por uma gestão.

PASSADO RECENTE
Em 2018, Prudente e região fez três estaduais. Além de Bragato, Ed Thomas (PSB) e Reinaldo Alguz (então PV) se reelegeram para o 4º mandato. Ed deixou a Assembleia para ser prefeito. Alguz não se elegeu federal. Bragato será o único deputado da região.

MUSCULATURA
Guilherme Piai teve 63.190 votos e não se elegeu federal. Quase a metade foi em Prudente: 31.917. O jovem empresário, que já havia sido candidato a deputado estadual e a prefeito, ganhou musculatura política.

EM NÚMEROS
Em 2018, obteve 7.775 votos no total. Em 2020, foi o 4º colocado entre 12 candidatos a prefeito, com 10.283 votos. Agora, com os mais de 31 mil votos em Prudente se aproximou da última votação de Ed Thomas, que foi eleito prefeito com 37.304 votos.

FOCO ATUAL
Certo é que cada eleição tem as suas facetas. Certo é também que se agigantou no cenário local/regional. Agora o foco está na sua posição já assumida: eleger Tarcísio de Freitas (Republicanos) governador e reeleger o presidente Jair Bolsonaro (PL). 

DOIS PARCEIROS
O prefeito Ed Thomas parabenizou Bragato pela reeleição, falou do empenho do seu vice Izaque Silva (PL) como candidato a estadual e do seu correligionário Dermerson da Saúde, presidente da Câmara Municipal, para federal.  

GRANDE VOTAÇÃO
Dentre os candidatos por Presidente Prudente, citou também o vereador Mauro Naves (Podemos) para estadual e parabenizou Guilherme Piai, dizendo que o candidato obteve expressiva votação.

NO 1º TURNO
Sobre o 1º turno, citou seu apoio a Rodrigo Garcia (PSDB), que ocupa o cargo de governador em substituição a João Doria e que concorria ao mesmo cargo pela primeira vez. Contou que Rodrigo investiu em Prudente mais de R$ 100 milhões.

DECISÃO DE APOIO
Sua intenção é tomar a decisão de apoio junto à Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), da qual é presidente. Disse que também irá consultar a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista).

CIDADE-MÃE
Ed Thomas disse pensar em Presidente Prudente como cidadã-mãe que tem que acolher todas as cidades ao seu entorno, que são as 53 que formam a 10ª Região Administrativa. Disse ainda não estar em cima do muro e que política é diálogo. 

Publicidade

Veja também