Possíveis ajustes

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 01/02/2026
Horário 04:44

Há rumores de que o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), poderá fazer alguns ajustes no 1º escalão, por diferentes motivações, mas especialmente para fortalecer ainda mais a máquina administrativa.

CASOS E CASOS
Haveria caso de notória insatisfação por possível ineficiência e casos de ajuste de percurso, o que é costumeiramente normal em administrações públicas. Pode ser que as decisões sejam tomadas assim que retornar do rancho de pesca. 

CAPITAL POLÍTICO
Durante 835 dias como secretário estadual da Agricultura, de 18 de setembro de 2013 a 31 de dezembro de 2025, Guilherme Piai ampliou seu capital político, abrindo possibilidade de parcerias eleitorais em todas as regiões do Estado de São Paulo.

TÍTULO ESTADUAL
Aliás, está previsto para os próximos dias homenagem da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) para Piai, que receberá o título de Embaixador do Cooperativismo do Estado de São Paulo.

BRAVA GENTE
A Ocesp é um braço da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). No Estado de São Paulo existem 180 cooperativas agrícolas. São 170 mil cooperados e representam cerca de 50% dos produtores rurais paulistas.

ATENÇÃO ESPECIAL
A homenagem ao prudentino Guilherme Piai é um reconhecimento à sua atuação como secretário, especialmente por criar a Diretoria do Cooperativismo e dar atenção especial ao setor, em ações como o Programa Pró-trator e ampliação de linhas de crédito. 

ASSEMBLEIA MS
O Plantão já noticiou sobre o prudentino Pedro Arlei Caravina, delegado da Polícia Civil que foi duas vezes prefeito de Bataguassu, como deputado estadual de 1ª legislatura na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, pelo PSDB.

ASSEMBLEIA MG
Também noticiou sobre a prudentina Sheila Aparecida Pedrosa de Mello Oliveira, delegada da Polícia Civil, que foi vereadora de Juiz de Fora e ocupa o 2º mandato pelo PL na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É conhecida como Delegada Sheila.

OUTRO PRUDENTINO
Agora, o Plantão noticia que tem mais um prudentino deputado estadual no Mato Grosso do Sul, pelo PT. É o filósofo, psicólogo, professor e autor de dois livros: Pedro Kemp. Está radicado em Campo Grande há muito anos, devido à mudança de seus pais.

NOME DE PESO
Pedro Kemp é nome de peso na política e na educação sul-mato-grossense. Foi secretário estadual da Educação, de 1999 a 2001, no governo do Zéca do PT. Também foi líder do governo na Assembleia Legislativa. Antes de tudo, foi vereador.

BÁSICO E SUPERIOR
Em sua carreira profissional atuou como professor e coordenador pedagógico em escolas do ensino básico (fundamental e médio) e no ensino superior. Foi presidente do Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos “Marçal de Souza Tupã I”.

BELA HISTÓRIA
Amanhã, segunda-feira (2), estará recebendo parabéns por mais um aniversário o vereador Aristeu Penalva (MDB), prudentino que tem uma bela história de vida pessoal, familiar, profissional, empresarial e na vida pública.

RAIO X LOCAL
Em recente publicação do Plantão, em parte do final do ano passado e parte do começo deste ano, vereadores responderam algumas perguntas e dentre elas sobre o que avaliaram de positivo na atual gestão do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep).

SEDUC EM DESTAQUE
Praticamente 100% citaram diretamente como destaque a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), incluindo elogios à gestão da secretária Karina Gomes. O Plantão foi entender melhor isso e soube que o trabalho em equipe tem sido a grande força.

COISAS GRANDES
A Seduc é cuidada em detalhes que fazem a diferença em praticamente tudo, inclusive na vida. Detalhes tão pequenos acabam sendo coisas muitas grandes, conforme a canção do maior cantor brasileiro de todos os tempos: o Rei Roberto Carlos.

MÉRITO COLETIVO
Com devida vênia à equipe da Seduc, vamos creditar à Karina – por sabermos que divide muito bem os méritos com todos – alguns apontamentos fora de ordem cronológica, até pela razão de que texto jornalístico não é relatório.

CALENDÁRIO ESCOLAR
Karina apresentou o Calendário Escolar antes da virada do ano, o que facilita a vida de todos os envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Antes, a publicação ocorria junto com o início das aulas e virava uma loucura. 

PASSE ESCOLAR
Karina resolveu o dilema que era a concessão do passe escolar. Tinha fila e confusão. Pais de alunos tinham que levar confirmação de matrícula para a empresa de transporte coletivo. Desde o ano passado, a matrícula garante a renovação automática do passe.

MATERIAL ESCOLAR
Karina inovou com a distribuição de kit completo de material escolar, para cada aluno. Em algumas ocasiões (portanto, várias vezes) o ano letivo tinha começado e a compra do material ainda estava sendo licitada.

MESMO ESTILO
O Plantão citou apenas três exemplos, estritamente como informações jornalísticas. Karina tem o estilo Tupã de ação, “vai pra cima”, não deixa para depois, começa a trabalhar cedo e segue pelo dia adentro; e à noite também, sempre que preciso.

PLACA DE PRATA
Prudente merece essa atenção e daí a motivação desta publicação pelo Plantão, citando ainda que no final do ano passado, Karina foi homenageada com Placa de Prata, por iniciativa do vereador Babu da Cohab (PP) e com a aprovação de todos os vereadores.

DIMENSÃO GIGANTE 
A Seduc deve ser o local que mais emprega em Prudente. São 2,7 mil servidores, o que representa mais da metade (54%) dos cerca de 5 mil da Prefeitura. São 1,5 mil professores e educadores. São 18,2 mil alunos e 65 escolas.

HISTÓRIA RECENTE
Sobre a educação municipal cabe um olhar pelo retrovisor, somente para lembrar – e jamais desmerecer quem quer que seja – que nas duas últimas administrações municipais foi o calcanhar de aquiles dos prefeitos Nelson Bugalho e Ed Thomas.

SETE MESES
O respeitado empresário da educação Antônio Mello pediu exoneração a Bugalho.  Ficou sete meses na Seduc. A professora Sônia Pelegrini, que havia sido braço da secretária Ondina Gerbasi (duas primeiras gestões do Tupã), assumiu e foi até o final.

MENOS DE SETE
Na administração municipal de 2021 a 2024 foram quatro secretárias (o equivalente a quatro mandatos de prefeitos): todas são professoras. Sonaira Fortunato ficou de 1º janeiro a 14 de julho; exatos 194 dias. 

SAI E ENTRA
Francisca Chagas assumiu interinamente, até a nomeação da então vereadora Joana D´arc, que entrou 8 de outubro de 2021 e saiu em 29 de abril de 2022. Na sequência, Sirlei Oliveira ficou de maio de 2022 a janeiro de 2024; com mais tempo: 612 dias. 

VAI INDO BEM
A quarta nomeação foi Marta Andrade, que tocou o barco de 30 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro mesmo ano. Já em nova administração do prefeito Tupã, Karina assumiu em 1º de janeiro de 2025 e tudo indica que seguirá até 31 de dezembro de 2028.

Cedida


Secretária Karina Gomes e o vereador Babu da Cohab: homenagem da Câmara Municipal

Cedida

\
Secretária Karina Gomes em uma das visitas à escola, juntamente com o prefeito Tupã  

Cedida


Secretária Karina com integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Educação

Divulgação


Pedro Kemp: prudentino, deputado de 4º mandato na Assembleia do Mato Grosso do Sul

Publicidade

Veja também