Até a manhã de ontem, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) contabilizou 794 pessoas vacinadas durante a Campanha Nacional de Multivacinação, que se estende até o dia 30 deste mês. Do número apontado, 148 dos vacinados estão entre 9 e 15 anos incompletos e 646 são menores de 5 anos. De acordo com a coordenadora do órgão, Vânia Maria Alves da Silva, não é possível estimar quantas imunizações ainda devem ser feitas, pois esta se trata de uma vacinação seletiva, onde as aplicações dependem das pendências nas cadernetas do público alvo.
"Os pais se dirigem a uma UBS do município, apresentam o documento e se este estiver em dia, podem voltar para casa. Na falta de atualização, os filhos tomam as doses em atraso na hora e de forma gratuita", expõe. A coordenadora ainda não possui um balanço de quantas cadernetas foram atualizadas.

Ontem, Dia D da Campanha de Multivacinação, 23 unidades de saúde de PP ficaram abertas das 8h às 17h, para atender pais e filhos
A reportagem esteve na UBS central, nas primeiras horas da manhã de ontem, para constatar a movimentação durante o Dia D da campanha, realizado ao longo de todo o sábado para mobilizar a população. A maior procura partiu dos pais com filhos menores de 5 anos. A doméstica Kátia Subtil, 33 anos, por exemplo, levou seu filho de 2 anos e meio, o Vitor, para verificar a situação do documento de vacinação. "Está atualizada", acentua.
Já a operadora de caixa Elaine Rodrigues Torres, 25 anos, acompanhou seus dois filhos, Vitor Hugo, 7 anos, e Jorge Henrique, 4 anos, para tomar a "gotinha" (contra a poliomielite) e a dose contra a febre amarela. "A campanha é fundamental, pois garante a proteção dos nossos filhos", avalia. O analista de sistemas Douglas Figueiredo, 34 anos, por sua vez, disse que a caderneta da filha Heloá, 1 ano, está atualizada, exceto pela "gotinha". "Ação de total importância. Afinal, temos que pensar na prevenção de doenças e garantia da saúde dos nossos filhos", enfatiza.
Além da UBS citada no texto, outras 22 estiveram abertas para atender a população. Até o dia 30, pais e filhos podem continuar procurando as unidades para atualizar seus documentos e tomar as doses em falta. A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que atuam contra 18 doenças. São elas: BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus, contra um dos principais agentes causadores de diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, gripe, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.
Onde procurar
As UBSs abertas para a campanha estão localizadas nos bairros São Pedro, Cohab, Belo Horizonte, Cedral, Guanabara, Nova Prudente, Alvorada, Vila Real, Santana, Vila Marcondes, São Judas Tadeu, PA (Pronto Atendimento) Ana Jacinta, Brasil Novo, Montalvão, Floresta do Sul, Eneida, Ameliópolis, Humberto Salvador 1 e 2, Morada do Sol, São Pedro, Primavera, Cambuci e Centro.