PP cria grupo para intensificar combate ao Aedes

Após ofício da Defesa Civil estadual, Prefeitura formou sala de coordenação para aplicar novas medidas contra o vetor

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 12/01/2016
Horário 05:11
 

A Prefeitura de Presidente Prudente criou ontem um grupo especial para aplicar novas medidas no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya. A sala de coordenação, como é chamada, é composta por dez pessoas, que representam diversas categorias, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Lions Clube, DRS-11 (Diretoria Regional de Saúde), Diretoria Regional de Ensino, Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Defesa Civil Municipal, entre outras.

O encontro foi realizado na tarde de ontem, no Paço Municipal, e contou com a presença de diversas pessoas, dos mais variados setores, além dos secretários da gestão municipal. De acordo com Feiz Abud, chefe de gabinete e coordenador da Defesa Civil de Prudente, a criação foi uma solicitação da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo para colocar em prática o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, provocada pela picada do mosquito em gestantes. "Recebemos um ofício da Defesa Civil estadual e organizamos essa reunião para formar o grupo", explica.

Jornal O Imparcial Autoridades e representantes de classe discutiram medidas para conter proliferação do Aedes

Os integrantes da sala de coordenação deverão se encontrar mensalmente para discutir as ações. A medida foi motivada pelas ocorrências dos novos vírus no Brasil, e também para o combate geral contra a dengue. De acordo com a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), ontem, 148 casos de dengue foram confirmados, em Prudente, subindo para 3.089 o total de casos, desde o ano passado. Segundo dados do órgão, há ainda 200 exames que aguardam resultados e outras 6.856 notificações, o que pode fazer o registro de catalogações aumentar. Na semana passada, um idoso de 64 anos faleceu com sintomas de dengue hemorrágica.

 

Ações


Durante o encontro, as pessoas trataram a problemática atual, e cogitaram diversas ações. Entre elas, a Prefeitura estuda a possibilidade de bonificar o munícipe que tem o quintal limpo com descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Outro, é o uso de drones com câmera para verificar terrenos e quintais fechados. "80% dos casos de dengue nascem do próprio quintal. Precisamos tomar novas posições e divulgar campanha para minimizarmos os transtornos deste cenário, que está bem crítico", comenta o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade.

Delza Kozuke, articuladora do DRS-11, levantou casos corriqueiros de idosos que moram sozinhos. "Na região central tem vários idosos que moram sozinhos. Precisamos pensar em uma forma de ajudá-los a organizar seus quintais para que não sirvam de criadouro. Muitos deles não têm força para fazer isso, e nem se atentam", ressalta.

O promotor de Justiça, Mário Coimbra, também levantou a hipótese de tomar medidas punitivas mais severas para as pessoas que proíbem a entrada dos agentes de saúde para fiscalização. "O sujeito que não deixa os agentes cumprirem seu trabalho deve ser preso. A casa é dele, mas tratamos um caso de saúde pública, e esse problema é nosso. Envolve a todos", frisa.

A coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, considerou o encontro positivo. "Foi a primeira reunião para montarmos o grupo. A discussão foi produtiva, e todos estão engajados na causa", relata.
Publicidade

Veja também