PP cria unidades de apoio aos sintomáticos respiratórios e UPAs recebem tendas e divisórias

Locais selecionados para dar suporte foram UBSs Cohab e Santana, que terão acessos diferentes para o serviço; atendimento funcionará diariamente, das 8h às 17h

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/01/2022
Horário 12:46
Foto: Marcos Sanches/Secom
UPAs já receberam divisórias para separar os casos de sintomas gripais e não-gripais
UPAs já receberam divisórias para separar os casos de sintomas gripais e não-gripais

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), viabilizará a partir de segunda-feira duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, uma em cada extremo da cidade.

Os locais selecionados foram a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, onde funcionava o Centro de Apoio Respiratório, e o anexo da UBS do Jardim Santana. Os novos serviços terão acessos diferentes aos já utilizados pela população para atendimento nessas unidades, que seguirão com seus atendimentos habituais. 

Essas duas unidades de apoio funcionarão das 8h às 17h, de segunda a segunda, para testagem, atendimento médico e agendamento de consultas. O objetivo é dar suporte às unidades básicas de saúde e desafogar os atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), além de oferecer mais dois locais de atendimento à população.

Como primeira ação, as UPAs já receberam divisórias para separar os casos de sintomas gripais e não-gripais, instaladas na tarde desta quarta-feira.

Tendas e climatizadores

Para proporcionar segurança aos usuários, a Sesau também iniciou a instalação de tendas e climatizadores na área externa das UPAs. “O objetivo é um local mais arejado enquanto os pacientes aguardam pela triagem, visando prevenir a circulação dos vírus no interior da unidade”, explica Marco Aurélio Lúcio, secretário adjunto da pasta.

As unidades básicas de saúde, os pronto atendimentos e as UPAs continuarão com o atendimento normal, inclusive aos sintomáticos respiratórios.

Novas contratações

Também foi autorizada pela Sesau a contratação de novos médicos e equipe de enfermagem para as UPAs, tanto Zona Norte quanto Ana Jacinta. O Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), que é responsável pela gestão de recursos humanos, está em fase de convocação desses profissionais.

 “Com a criação dessas duas unidades de apoio e testagem dos sintomáticos respiratórios, passaremos a ter quatro locais de testagem durante o dia [as duas UPAs e as duas unidades de apoio] e dois à noite [duas UPAs]”, ressalta o secretário adjunto.

Ainda conforme declaração do secretário adjunto, essas medidas foram tomadas pela Sesau para desafogar os atendimentos e melhorar a assistência aos munícipes.

“Vamos avaliar os resultados após as intervenções. Caso seja necessário, novas ações serão articuladas”, pontua.

Urgência e emergência

Conforme divulgado anteriormente, a Sesau orienta que os munícipes procurem atendimento médico nas UPAs e nos pronto atendimentos somente em casos de urgência e emergência. Os casos sintomáticos leves deverão ser assistidos nas unidades básicas ou nas duas unidades de apoio e testagem.

Outra orientação da Sesau é para que as pessoas com sintomas gripais não compareçam às unidades de saúde, nem ao Vacina Fest (que ocorre nesta sexta-feira, no estacionamento do Paço Municipal), para serem vacinadas. A imunização contra a Covid-19 deve acontecer somente após a cura dos sintomas.

Publicidade

Veja também