PP estima vacinar 50 mil pessoas contra gripe

Campanha é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/04/2016
Horário 09:13
Começa amanhã a 18ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Em Presidente Prudente, a expectativa da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) é imunizar, ao todo, 50 mil pessoas, entre idosos acima dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Na tarde de ontem, a VEM esperava receber 40% do total de doses da vacina.

Por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a VEM informou que, neste sábado, Dia D, 24 postos – entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) – estarão abertos, das 8h às 17h, para imunizar a população.

Nesta primeira etapa, as doses são direcionadas a idosos acima dos 60 anos, sendo que em Prudente esta população é estimada em 28.570 munícipes; crianças de seis meses a menores de cinco anos, sendo 11.436 prudentinas; puérperas, sendo 328; e gestantes, sendo 1.994.

Jornal O Imparcial Idosos figuram nos grupos prioritários da campanha de imunização contra a gripe

Já a partir do dia 9 de maio, terá início a segunda etapa da campanha que abrange pessoas com doenças crônicas. Em Prudente, são mais de 7.770. "Elas têm que apresentar um documento, sendo uma solicitação médica, que comprove a patologia crônica que tem. Neste grupo estão os cardíacos crônicos, renais crônicos, diabéticos, entre outros", explica Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da VEM.

Quanto às doses, Vânia expõe que o Estado informou que a partir de segunda-feira será distribuída a segunda grade da vacina. Ainda segundo ela, o objetivo da Campanha de Vacinação Contra a Gripe é minimizar a ocorrência da doença, internações e óbitos atribuíveis ao vírus influenza nos grupos que têm maior risco de evoluir com complicações.

A coordenadora da VEM orienta os munícipes que não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação e um documento com foto. A campanha segue até dia 20 de maio.

 

Unidades de saúde


A dose contra a gripe será aplicada exclusivamente nas unidades de saúde que têm sala de vacinação. Desta forma, os trabalhos serão realizados nos seguintes bairros: Jardim São Pedro (UBS e ESF do bairro), Cohab, Jardim Belo Horizonte, Parque Cedral, Jardim Guanabara, Vila Nova Prudente, Parque Alvorada, Jardim Villa Real, Jardim Santana, Vila Marcondes, Parque São Judas Tadeu, Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Brasil Novo, Jardim Morada do Sol, Parque Primavera, Jardim Cambuci, Humberto Salvador, distritos de Montalvão, Floresta do Sul, Eneida e Ameliópolis, Centro de Referência do Idoso e UBS Central.

 

No Estado


Em âmbito estadual, a Secretaria de Saúde de São Paulo pretende vacinar 9,5 milhões de paulistas contra o vírus influenza, causador da H1N1 e outras gripes. O número corresponde à meta de 80% dos 11,9 milhões de pessoas que formam o público-alvo da campanha.

"A vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção", destaca Helena Sato, diretora de Imunização da secretaria.

Além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.

Conforme a secretaria, neste ano, até 19 de abril, foram notificados 1.092 casos e 128 óbitos por SRAG (síndrome respiratória aguda grave), no Estado de São Paulo, atribuíveis ao vírus influenza. Desse total, 883 casos e 119  óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1). Em 2015, foram 342 casos de SRAG notificados em todo o Estado, sendo 190 relacionados ao tipo A (H3N2). Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N2).
Publicidade

Veja também