PP garante segundo lugar nos Abertos do Idoso

No total, aproximadamente três mil atletas encararam os embates. As delegações vieram de 221 cidades, das 14 regiões administrativas do Estado de São Paulo.

Esportes - Jean Ramalho

Data 10/06/2014
Horário 04:50
 

Sediar a 18ª edição dos JAI (Jogos Abertos do Idoso) fez bem para Presidente Prudente. Isso porque, atuando dentro de seus domínios, a capital da Alta Sorocabana obteve seu melhor desempenho, em meio a todas as edições da competição – reúne pessoas acima de 60 anos. Com uma delegação composta por 136 atletas, a cidade terminou em segundo lugar na classificação geral, com 72 pontos. Atrás apenas de Piracicaba, que garantiu o título, com 81. A terceira posição ficou com Itatiba, que somou 54 pontos.

Jornal O Imparcial PP levou o título na bocha após superar Santa Cruz do Rio Pardo

Iniciados na sexta-feira, os JAI foram encerrados na manhã de anteontem, após três dias de disputas, que envolveram 14 modalidades distintas. No total, aproximadamente três mil atletas encararam os embates. As delegações vieram de 221 cidades, das 14 regiões administrativas do Estado de São Paulo.

Chefe da delegação prudentina, Edvaldo Benedito de Brito, Dito, considera que o resultado obtido nesta edição reflete o retrospecto recente da cidade nos JAI. Em 2012, Prudente terminou em quarto lugar do ranking por cidades em Osvaldo Cruz. Enquanto que no ano passado, em Santos, o município ficou na quinta colocação, com 30 pontos.

"Balanço positivo. A gente vem obtendo bons resultados há algum tempo. Então, acredito que, com a tranquilidade de jogar em casa, nos lugares onde rotineiramente já treinamos, deu um ânimo a mais aos nossos atletas, que acabaram colocando Prudente na segunda colocação", considera Dito.

Os "bons resultados" relatados pelo chefe da delegação de Prudente ficam ainda mais evidentes quando se examina a classificação por modalidades. Pela bocha, a anfitriã ficou com o título ao vencer Santa Cruz do Rio Pardo, no sábado, por 18 a 6. No buraco, os prudentinos asseguraram o terceiro lugar, tanto no feminino como no masculino. Disputadas na piscina coberta da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), as provas da natação renderam a segunda posição ao município, nos gêneros masculino e feminino.

 

Evidência estadual

No tênis A, a capital regional assegurou a quarta posição, em ambos os gêneros. Já pelo tênis B, os prudentinos ficaram com o sétimo lugar, no masculino. Mesma colocação do tênis de mesa feminino A. Entre os homens, os atletas da cidade conquistaram a quinta posição no tênis de mesa B. Enquanto as mulheres alcançaram a quinta colocação no xadrez.

Promovidos pela Selj (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude), em parceria com o Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) e com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, da Educação e da Saúde, os Abertos, acima de tudo, serviram para colocar Prudente em evidência no cenário esportivo estadual, na concepção de Dito. "Em um cenário de cerca de 600 municípios de todo o Estado, tivemos mais de 200 envolvidos nos Jogos. Portanto, não tenho dúvida de que Prudente ficou em evidência durante os três dias de competições", comenta.

 

 

SAIBA MAIS

CIDADES DA REGIÃO

Depois de Prudente, Paraguaçu Paulista aparece com o segundo melhor resultado dentre as cidades da região. O município contabilizou 15 pontos e ficou na 23ª posição, ao lado de Suzano e Taubaté. Com nove pontos, Junqueirópolis e Dracena terminaram no 36º lugar, juntamente com outras 11 cidades. Adamantina e Álvares Machado somaram cinco pontos cada, na 67ª colocação. Enquanto Osvaldo Cruz e Presidente Epitácio terminaram com quatro, em 77º; Ouro Verde e Presidente Bernardes contabilizaram dois pontos, no 99º lugar; e Irapuru somou um ponto, em 107º.
Publicidade

Veja também