PP inicia reforço para idosos de 80 a 84 anos e imunossuprimidos de alto grau a partir de 2ª

Cidadãos com HIV/aids serão vacinados no ambulatório do programa DST/aids; já pacientes em hemodiálise no local onde fazem procedimento

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/09/2021
Horário 17:26
Foto: Zanone Fraissat/Folhapress
Município aplicou 304.030 doses contra a Covid-19
Município aplicou 304.030 doses contra a Covid-19

A partir desta segunda-feira, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente iniciará a aplicação da dose de reforço (3ª dose) contra a Covid-19 em idosos de 80 a 84 anos e em pessoas com alto grau de imunossupressão, conforme orientado pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

Conforme explica a coordenadora técnica de saúde, Vânia Maria Alves, pessoas com alto grau de imunossupressão são aquelas que possuem imunodeficiência primária grave, em tratamento de quimioterapia para combate ao câncer, transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras, pessoas com HIV/aids (vírus da imunodeficiência humana e síndrome da imunodeficiência adquirida) com CD4 < 200 cel/mm³, em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona ou equivalentes por ≥ 14 dias, em uso de drogas modificadas da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

“Os casos de imunossupressão precisam ser comprovados mediante documento”, explicou Vânia.

Cabe lembrar que pessoas vivendo com HIV/aids vão serão vacinados no programa DST/aids e pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) serão vacinados nos locais onde fazem hemodiálise.

Os dados da VEM desta sexta mostram que o município aplicou 304.030 doses contra a Covid-19. Desse total, 185.370 são referentes à primeira dose e mais 118.271 correspondentes às duas doses ou aplicação de dose única. A terceira dose, ou dose de reforço, foi aplicada em 389 idosos.

Publicidade

Veja também