PP sedia etapa do 1º festival Viva São Gonçalo

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 10 pelo site www.festivalsaogoncalodeviolacaipira.com, nas categorias solo, dupla e grupo

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 01/10/2016
Horário 09:07
 

 

Você é um amante da cultura caipira, da música de raiz e todo o saudosismo de uma época que estas proporcionam? Então está aqui uma oportunidade para participar ou apreciar dois dias de evento que promete agitar Presidente Prudente! Nos dias 15, às 20h e 16, às 18h, no Parque do Povo será palco da primeira etapa do 1º Festival Viva São Gonçalo de Viola Caipira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 pelo site: www.festivalsaogoncalodeviolacaipira.com.

Na final serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios divididos entre os finalistas das categorias solo, dupla ou em grupo. De acordo com a mineira Carol Frade, 27 anos, uma das produtoras do evento, até o momento apenas cinco foram os inscritos na cidade. Interessados da cidade e região se estendendo para o Paraná e Mato Grosso do Sul estão convidados a fazerem parte dessa festa. O único critério obrigatório é que os participantes apresentem uma música autoral.

Jornal O Imparcial Orquestra Municipal de Viola abrirá o evento em Prudente

No primeiro dia, a Orquestra Municipal de Viola abrirá o evento que seguirá com show de Chico Lobo, e no segundo, o trio Ivan Vilela, Suzana Salles e Lenine Santos, apresenta o espetáculo "Mais Caipira". Os classificados passam para a segunda eliminatória que ocorrerá nos dias 21 e 22 em Assis no espaço da Virada Cultural que contará com atrações locais e show com o grupo Matuto Moderno. A final será realizada em Catanduva nos dias 28 e 29 por um júri especializado. Na ocasião os assisenses assistirão show com artistas da cidade e também Sérgio Reis.

Carol explica que em cada uma das etapas, serão selecionados cinco na categoria solo e cinco na categoria dupla ou grupo.

 

Por que Prudente?

Segundo a organizadora, Prudente foi escolhida por ser considerada um polo importante de fomento à cultua caipira. O que vai ao encontro do objetivo do evento patrocinado pela Energisa por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) realizado por Bruno Costa Comunicação e Desenrola Produções de Minas Gerais, que é ampliar o acesso à música "caipira de raiz", a fim de valorizar a cultura tradicional brasileira, que neste caso confunde-se com a própria história do Estado de São Paulo.

"Toda programação do festival foi pensada para garantir a descentralização da utilização dos recursos públicos, além da utilização dos espaços públicos em uma perspectiva que garanta a acessibilidade. E o Parque do Povo em Presidente Prudente é um lugar que além de bonito está sempre cheio de gente. Ficamos muito felizes pelo fato da cidade ter a Orquestra de Viola, conversamos com um grande incentivador da cultura caipira ai, o Renato de Jesus... Fizemos uma boa escolha", destaca a organizadora.

Ela reforça que os participantes brindarão o público com apresentações do que há de melhor na música caipira. E como mencionado, além destas, haverá em todas as etapas um show principal com nomes importantes da Viola Caipira.

 
Publicidade

Veja também