PP tem 310 pacientes renais para 55 máquinas

Principais hospitais de Prudente apresentam estrutura aquém da demanda esperada para portadores de doença renal crônica

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 26/08/2016
Horário 10:49

 


Os dois principais hospitais de Presidente Prudente ainda oferecem uma estrutura aquém da demanda esperada para portadores de doença renal crônica. Na Santa Casa de Misericórdia, 190 pacientes compartilham 35 máquinas, enquanto no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, 120 pessoas fazem a hemodiálise em 20 máquinas, sendo que na unidade, há mais 23 pessoas internadas aguardando uma vaga. De forma geral, são 310 pacientes para 55 cadeiras. Os números foram divulgados durante uma mesa-redonda promovida pelo Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico), na manhã de ontem, no Auditório Belmiro Jesus, no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O encontro deu sequência aos temas discutidos em fórum anual realizado pela entidade e reuniu profissionais da área de saúde, assistidos e familiares.

Jornal O Imparcial Encontro promovido na manhã de ontem, pelo Carim, discutiu necessidades de pacientes renais crônicos em Prudente

Entre as pautas que nortearam o evento, estavam a necessidade de pensar em uma melhor qualidade de vida aos pacientes renais crônicos e transplantados, solicitar o apoio para aquisição de mais máquinas de hemodiálise e a criação de um centro especializado nesse tipo de atendimento. De acordo com o promotor de Justiça, Mário Coimbra, a obtenção de novas máquinas é uma preocupação emergencial, visto que muitos pacientes internados estão ocupando leitos necessários para outras especialidades, quando poderiam estar sendo tratados em ambulatório e voltando para suas casas.

"Além disso, existe a grande necessidade de referenciar o serviço e implantar um ambulatório especializado em doença renal crônica, que norteie o paciente e também contribua para a prevenção de novos casos", expõe Coimbra. Segundo ele, o maior entrave está concentrado na esfera política. "A atitude tem que vir dos candidatos, por isso, é importante que eles ouçam as solicitações dos assistidos e familiares e apresentem essas propostas em seus projetos eleitorais. Assim como está sendo construído um Hospital do Câncer em Prudente, é completamente possível viabilizar um Hospital do Rim", salienta.

Conforme o diretor do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) de Presidente Prudente, Jorge Yochinobu Chihara, cinco novas cadeiras estão sendo providenciadas para melhorar o atendimento aos pacientes em hemodiálise. O representante aponta que o departamento já fez o levantamento de custo e deve incluir as máquinas de imediato. Jorge ainda enfatiza que o DRS implantou mais um ponto de atendimento para hemodiálise em Presidente Epitácio, e todas as unidades da região devem ter um ambulatório especializado em doença renal crônica em médio e longo prazos.

O diretor tem conhecimento que o transplante é a melhor alternativa para os pacientes e destaca que o município está trabalhando a fim de habilitar o HR para este serviço. "O HR tem a estrutura necessária para o transplante, o que falta é a habilitação, um processo mais burocrático, mas possível. A santa casa já é habilitada, o próximo passo é aumentar o número de transplantes e tirar os pacientes das cadeiras. Vale ressaltar que Prudente é um dos municípios com maior captação de órgãos no mundo", assinala.

Uma nova reunião será promovida pelo Carim daqui a 15 dias a fim de retomar a discussão.

 

HR


Em nota, a Assessoria de Imprensa da unidade informou que o hospital realiza mensalmente 1.450 sessões de hemodiálise e atende 138 pacientes, sendo 120 na unidade e 18 que realizam o procedimento em casa com a hemodiálise peritonial. "À medida que o paciente chega no pronto-socorro, ele é atendido prontamente e internado para a realização do procedimento. Em contrapartida, a unidade articula um outro serviço junto aos órgãos competentes e hospitais que realizam diálise, a fim de inserir o paciente na rede", comunica.

 
Publicidade

Veja também