Praça Municipal de Santo Expedito recebe remodelação

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 30/11/2021
Horário 03:38
Foto: Cedida
Liandra Pereira, prefeito Anderson José Bétio, Lilian Florentino, Berta Nascimento e Alan da Silva Souza
Liandra Pereira, prefeito Anderson José Bétio, Lilian Florentino, Berta Nascimento e Alan da Silva Souza

O prefeito Nenê Bétio tem se preocupado com os trabalhos de dar uma continuidade na melhoria do aspecto urbano da cidade, com o objetivo de melhor oferecer uma Santo Expedito mais aconchegante para os turistas. Assim, aos poucos e dentro das condições dos recursos municipais, deu atenção a uma remodelação em algumas plantas existentes na praça municipal. Mesmo servindo mais como complementação para a beleza da praça, ele diz que os turistas também levarão alguma coisa de belo da cidade. Isto é feito, justamente, na praça ao lado da Igreja Matriz, onde mesmo após a conclusão das obras do santuário, os fiéis estarão se concentrado naquele local.
  
SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Ainda segundo o prefeito, com os romeiros já retornando à cidade, com o abrando da pandemia, as autoridades locais, em especial as que estão vinculadas à administração da política do turismo, não pararam de se reunir, debater e buscar soluções para possíveis problemas que possam surgir após o retorno total desses romeiros. Para o prefeito, “quanto mais os expeditenses abrirem os braços para acolher os visitantes, teremos mais certeza de que eles retornarão sempre para a cidade”.

PLANO DIRETOR DE TURISMO    
As autoridades municipais continuam se reunindo para avaliar os trabalhos realizados no final de novembro, no Plenário Municipal Nadir Bernardelli Rêgo, quando foi apresentada a atualização do Plano Diretor de Turismo para o biênio 2022/2024. O encontro contou com a mensagem do presidente da Amitesp (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), Cândido Murilo Pinheiro Ramos, e da presença da turismóloga, coordenadora do curso de Eventos da Fatec (Faculdade Técnica) de Presidente Prudente e mestre Berta Nascimento.

QUEM ESTEVE
No encontro, em nível municipal, esteve presente o prefeito de Santo Expedito, Anderson José Bétio, o vice-prefeito Reginaldo Trives, como também a coordenadora de Turismo de Santo Expedito, Lilian Florentino, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Alan Cesar de Souza Silva, e o padre Umberto. Todos acharam importante a razão pela qual continuam discutindo as melhorias no turismo da cidade.

FESTA DO MILHO
Ocorre entre 3 e 5 de dezembro a 13ª Festa do Milho, cuja renda será em benefício da construção do Santuário de Santo Expedito. O evento ocorre no entorno da obra, oferecendo aos presentes muitas atrações. Uma ampla praça de alimentação para melhor atender aos presentes vindo de toda a região. Na sexta-feira e no sábado, o início será as 19h, e no domingo a partir das 10h, sendo a “leitoa no tacho” o prato principal. O padre Umberto, coordenador da festa, lembra que será oferecido um amplo espaço de estacionamento.

VOLUNTÁRIOS
A festa é realizada por voluntários que este ano serão mais de 100 e, todos dando suas colaborações pessoais ao atendimento aos presentes, cada qual com suas funções especificadas no planejamento da festa, coordenada pelo padre Umberto. Na missa, que será celebrada hoje na Igreja Matriz, em solenidade religiosa, o padre pedirá a bênção e proteção para o envio a todos os voluntários, sendo esta uma prática da igreja quando pessoas participam de trabalhos em nome da sua comunidade católica.

PRÊMIOS
Os presentes podem participar de um sorteio de prêmios também em benefício das obras. No domingo será feita a transmissão ao vivo pela página do Facebook da igreja e pelo canal do Youtube, às 18h, mostrando o sorteio dos prêmios, cujos bilhetes serão vendidos também durante a festa. Como primeiro prêmio um Citroën/Xsara usado, e pela ordem, uma churrasqueira, uma sela de montaria, uma bicicleta e um micro-ondas.

FÉ EM TROVAS
Quando peço uma prece
De todo o meu coração
Faço por Santo Expedito
Meu santo de devoção
(José Costa)

Publicidade

Veja também