A votação em 2ª discussão do projeto sobre o aumento de cadeiras legislativas em Presidente Prudente, de 13 para 19, poderá ocorrer na sessão ordinária de 11 de agosto ou em qualquer outra no decorrer deste ano.
TEM INTERSTÍCIO
O Plantão havia noticiado na edição anterior que poderia ser na primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar de julho, que será na próxima segunda-feira, dia 4. Porém, tem o interstício de no mínimo 10 dias.
CONTAGEM DO TEMPO
Interstício é o nome que se dá ao tempo necessário entre duas etapas de um processo legislativo. O recesso interrompe essa contagem. Como no dia 30 de junho, a votação ocorreu apenas em 1ª discussão, resta a votação em 2ª discussão.
POSIÇÃO CONTRÁRIA
O abaixo-assinado eletrônico para que o aumento do número de cadeiras seja repensado, e pelo cancelamento do aumento de subsídios – prefeito, vice, vereadores e secretários – havia ultrapassado mais de 500 assinaturas no começo da tarde de ontem.
MAIOR ATENÇÃO
O assunto de maior atenção da primeira sessão ordinária após o recesso é sobre dois pedidos de cassação do mandato do vereador Izaque Silva (PL). Um formulado pelo servidor lotado no cargo de procurador Jurídico da Câmara, Dr. Fernando Monteiro.
OFENSAS VERBAIS
Outro de iniciativa do presidente da Câmara, William Leite (PP). Ambos pedidos são sob a acusação de que Izaque teria ferido o decoro parlamentar; por supostas ofensas verbais, sendo que no caso do procurador consta também ameaça de agressão.
PARECER EXTERNO
O Plantão soube que, mediante licitação, houve a contratação do advogado Dr. Rufino de Campos para emitir parecer sobre a admissibilidade ou não dos pedidos de cassação, que será lido na sessão de segunda-feira. O parecer é mantido sob segredo.
AMPLO SABER
Pode-se dizer que o ilustre causídico tem expertise em relação ao Legislativo municipal, por conta de ter sido procurador da casa e vereador, de 1983 a 1988. Sua esposa Amélia Galindo foi vereadora nas duas legislaturas seguintes.
PAIS E FILHO
O filho do Dr. Rufino e da professora Amélia, Rogério Galindo, também foi vereador eleito para a 17ª Legislatura, de 2017 a 2020; e esteve afastado do cargo por um período, para ser secretário de Relações Institucionais, no governo Nelson Bugalho.
MAIOR IMPACTO
O vereador Guilherme Alencar (Rep) responde ao Plantão sobre suas ações de maior impacto no 1º semestre. Pelo projeto Tô na Área, levou seu gabinete móvel para os bairros, levantou reivindicações e buscou soluções.
FAZENDO PONTE
Pelo projeto Trampo na Área, em parceria com empresas da cidade, disponibilizou vagas de emprego, ajudou na confecção de currículos e no encaminhamento para entrevistas. Uma ponte real entre quem precisa de oportunidade e quem pode oferecer.
INCENTIVO À CULTURA
O vereador é responsável pela redução de valor da taxa de alvarás de eventos, mediante muito diálogo com o prefeito Tupã e junto às secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo. Redução de até 90%.