PRD em Prudente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 10/02/2024
Horário 04:44

Com a fusão do PTB com o Patriota resultando no PRD (Partido Renovação Democrática), a nova sigla tem, por hora, três vereadores na Câmara Municipal de Presidente Prudente. 

NÃO DE FATO
Parece não ser crível que se trata de fato, embora seja de direito, uma bancada, cujo conceito é de grupamento organizado de pelo menos dois vereadores de uma mesma representação partidária.

CADA UM, CADA UM
Atualmente, são dois partidos com três vereadores cada. A outra bancada é a do PSB, com a prevalência do fato sobre o direito. É que os vereadores não atuam em consenso e nem votam fechado com a sigla.

AS ORIGENS
Vereadores do PRD que foram eleitos pelo PTB: Douglas Kato e Tiago Oliveira, presidente da mesa diretora da Câmara. A vereadora do novo partido é Miriam Brandão, que foi eleita pelo Patriota. 

BEM PROVÁVEL
É provável que na janela eleitoral das eleições municipais deste ano, de 7 de março a 5 de abril, os vereadores do PRD deixem a legenda. Conjectura do Plantão levando em consideração o histórico de relações políticas de cada um dos três vereadores. 

BEM POSSÍVEL
O PSB tem Demerson da Saúde, atual presidente do diretório local, a Professora Joana D´Arc e o Ivan Itamar. Conforme o radar do Plantão, é possível que pelo menos um deles deixe o partido e até poderá anunciar a saída nos próximos dias.

NO COMANDO
O ex-secretário municipal do Meio Ambiente e atual adjunto da Secretaria Municipal de Turismo, Fernando Luizari, está no comando do PRD em Prudente; por sua relação pessoal com o presidente nacional Ovasco Resende.

DIRETÓRIO ESTADUAL
Como ficará a organização do PRD em Prudente e nos demais municípios paulistas onde tem bases organizacionais do Patriota e do PTB; é o que será tratado em reunião com o diretório estadual no dia 19 deste mês; conforme diz Fernando Luizari.

CALENDÁRIO ELEITORAL
Para disputar as eleições municipais, que em Prudente será em turno único no dia 6 de outubro, os pretensos candidatos devem ter as suas filiações partidárias legalizadas junto à justiça eleitoral até 6 de abril. Portanto, seis meses antes das eleições.

COMEÇA EM PRUDENTE
O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) definiu Presidente Prudente como a 1ª de 10 cidades para sediar o 1º encontro regional do 28º Ciclo de Debates que debaterá boas práticas administrativas. 

NO MATARAZZO
Cada encontro também servirá para esclarecer dúvidas relativas à gestão pública municipal. Em Prudente será no dia 21 de março, às 14h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.

UNIDADES REGIONAIS
O encontro em Prudente será para gestores de 59 municípios, vinculados às URs (Unidades Regionais) do Tribunal de Contas: a 05, de Presidente Prudente, e a 18, de Adamantina.

Publicidade

Veja também