Pré-candidatos

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 21/04/2022
Horário 04:14

No encontro regional do PRB (republicanos), dia 14 de maio, em Presidente Prudente, com a presença do pré-candidato a governador, Tarcísio de Freitas, a previsão é de lançamento da pré-candidatura de candidatos a deputado federal e deputado estadual.

FEDERAL E ESTADUAL
O empresário Guilherme Piai, que já foi candidato a deputado estadual e a prefeito de Prudente, deverá ser candidato a federal. A empresária Cacilda Magalhães, que já foi candidata a vereadora e a vice-prefeita, poderá sair candidata a estadual.

PARTIDOS E VOTOS
Quando candidato a deputado estadual em 2018, pelo PR, Piai obteve 7.775 votos. Em 2020, para prefeito foram 10.283 votos ficando em 4º lugar entre 12 candidatos. Nesta ocasião estava no PSL, que era o mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.

NOVA MUDANÇA
No final do ano passado, quando o presidente filiou-se ao PL, foi seguindo por Piai. Mas, Piai mudou novamente de partido este ano, seguindo afiliação de Tarcísio no PRTB, que é o candidato bolsonarista para o governo de São Paulo.

PARCEIRA MULHER
Quando foi candidato a prefeito, Piai teve uma mulher como candidata a vice: a policial militar reformada e psicóloga Neyla Pinheiro. Agora, nas eleições de 2020, pretende repetir a dose de ter uma mulher como parceira de candidatura.

ELEIÇÕES DE 2016
Piai é natural de Presidente Prudente. Cacilda Magalhães, mais conhecida como Cacilda Tur, é natural de Sandovalina. Em 2016, foi candidata a vereadora pelo PHS e obteve 344 votos.

ELEIÇÕES DE 2020
Nas eleições municipais de 2020, inicialmente era outra vez candidata a vereadora, mas pelo PTC. Porém, pouco antes das eleições, se tornou a vice da chapa encabeçada pelo Major Glauco, como é mais conhecido Glauco José Bazzo.

ÚLTIMA HORA
A troca da pretensão de concorrer ao Legislativo pelo Executivo se deu por conta da retirada da candidatura do engenheiro elétrico Marcelo Miyazaki, anunciada como sendo por questões de saúde.

RESULTADO FINAL
O PTC ficou então com 13 candidatos a vereadores, sendo cinco mulheres e oito homens. Não elegeu vereador, nem prefeito e vice. Como candidato a prefeito, Major Glauco ficou em 9º lugar entre os 12 candidatos, com 3.666 votos.

NOVELA LONGA
Vereadores estiveram ontem mais uma vez visitando as obras emperradas do Shopping Popular, também chamado de camelódromo. Desta vez, a novidade é que o prefeito Ed Thomas (PSB) esteve junto.

NOVA PREVISÃO
Conforme o prefeito, a intenção é de poder concluir as obras dentro de cinco meses, para fazer a inauguração no aniversário de Presidente Prudente, em setembro, que no dia 14 estará completando 105 anos de fundação.

PARA ESCLARECER
Como existe contrato de financiamento das obras do Shopping Popular para ser solucionado, foi anunciado que a secretária municipal de Finanças, Célia Molinari, irá à Câmara Municipal na próxima segunda-feira, durante a sessão ordinária à noite.

Publicidade

Veja também