O prefeito de Irapuru, Ademar Calegão (Republicanos), preparando o município para as solenidades da Independência, determinou a caiação de postes, em especial no entorno da Praça Municipal. Durante a abertura de uma das atividades, ele percebeu que uma empresa havia colado cartazes com cola bruta em vários postes, anunciando a venda de um produto. Diante do fato, e frente a várias pessoas, assegurou que a cidade nunca admitiu a figura do "Sugismundo" e alegou ser contrário a essa prática, uma vez que a cidade permite materiais de campanhas educativas apenas em locais determinados. Diante disso, foi até um dos postes e arrancou o cartaz, assegurando que a cidade tem responsáveis e criticando a ação do "Sugismundo".
Foto: Cedida
Prefeito retirando cartaz
LIVRO
A Escola Estadual Helen Keller, de Adamantina, prepara para o dia 14 de outubro o lançamento do livro “Vozes Jovens: Histórias do Cotidiano”, obra que reúne redações produzidas por estudantes dos 1º anos A, B e C do ensino médio. A publicação já está em pré-venda e marca um importante momento de valorização da escrita e da produção cultural no ambiente escolar.
BOVINOCULTURA
O Sindicato Rural de Lucélia, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), está realizando o curso de Bovinocultura de Corte – Aplicação de Medicamentos e Vacinas, que teve início ontem e encerramento amanhã. A capacitação é ministrada pelo instrutor Eduardo Balsalobre e tem como objetivo orientar os participantes sobre as técnicas adequadas de manejo sanitário, com foco na correta aplicação de medicamentos e vacinas em bovinos de corte. O curso é voltado a produtores rurais, trabalhadores do setor e pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos na área.
CÂNCER
A Avapoc (Associação de Voluntários de Apoio aos Portadores do Câncer de Lucélia) “Neo Campanone” viveu um momento histórico na última semana com a inauguração de sua sede própria. A solenidade reuniu membros da entidade, autoridades locais e representantes de instituições parceiras, como Lions Clube, Rotary Clube, Polícia Militar, Poder Judiciário, entre outros.
CAVALGADA
No último sábado, Junqueirópolis esteve em festa com a realização da tradicional Cavalgada da Aceruva 2025. Os cavaleiros e amazonas e suas comitivas se reuniram na “Praça do Cristo”, onde foram recebidos com café da manhã. Após, saíram para a cavalgada, que percorreu as principais ruas e avenidas de Junqueirópolis, levando alegria e descontração por onde passaram.
FERROVIA
Uma decisão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) renovou a licença para a empresa Rumo Malha Paulista reativar o ramal de ferrovia entre Tupã e Panorama. Trata-se de um trecho de 169 km de ferrovias, que é parte do ramal até Bauru, passando por Marília. Assim, além de Panorama e Tupã, o ramal inclui mais 12 cidades: Iacri, Parapuã, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena e Ouro Verde.
PROJETO REJEITADO
Os vereadores de Lucélia arquivaram, na sessão desta segunda-feira (15), o Projeto de Lei nº 0072/2025, de autoria da Prefeitura, que previa alterar a destinação de lotes no loteamento Parque dos Sonhos, permitindo a instalação de um comércio. A proposta tinha como objetivo regularizar uma obra já construída de forma irregular em área residencial.
“EXCLUSIVAMENTE RESIDENCIAL”
Moradores, no entanto, já haviam se manifestado contrários, alegando preocupações com segurança, valorização imobiliária e tranquilidade do bairro. “O Parque dos Sonhos é exclusivamente residencial. A presença de comércio pode aumentar o fluxo de caminhões, trazer estranhos ao bairro e comprometer a segurança das famílias, além de desvalorizar os imóveis”, destacaram ao Impacto.
DESFILE DE ANIVERSÁRIO
Embora a Prefeitura de Tupã ainda não tenha divulgado oficialmente a programação do aniversário do município, moradores da Avenida Tapuias já estão sendo informados sobre um tradicional desfile cívico, previsto para o dia 12 de outubro. Segundo relatos da comunidade local, avisos têm circulado entre os residentes, orientando-os a se organizarem para o evento, que costuma reunir escolas, entidades sociais e representantes de diversos setores da cidade. A movimentação nas ruas e a expectativa crescente indicam que o desfile deve integrar as comemorações do aniversário de Tupã, mesmo sem confirmação oficial até o momento.
FILOSOFANDO EM TROVAS
Não reclames se na vida
Existem muitas subidas
Pois saiba que após elas,
Encontrarás as descidas.
José Costa