Prefeito de Mirante do Paranapanema  entra no último ano do seu 2º mandato

Átila Ramiro Menezes Dourado afirma que a sensação é de “dever cumprido”

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/01/2024
Horário 07:10
Foto: Cedida
Átila Ramiro Dourado Menezes: “É preciso cuidar da população”
Átila Ramiro Dourado Menezes: “É preciso cuidar da população”

Átila Ramiro Menezes Dourado (PSD) entra no último ano do seu segundo mandato como prefeito de Mirante do Paranapanema, município com 19 mil habitantes, dois distritos – Costa Machado e Cuiabá Paulista e 38 assentamentos.
Segundo o prefeito, o plano de governo criado para a sua segunda gestão frente ao Executivo de Mirante do Paranapanema foi praticamente todo executado. “Apesar de no meio do caminho termos sido prejudicados com a pandemia da Covid-19 e também da crise financeira que atingiu as administrações, algumas obras que já haviam iniciado, conseguimos terminar, e outras conseguimos dar início”, explica.

Uma das obras citadas por ele, que está em andamento, é a pavimentação da estrada que liga Mirante do Paranapanema ao Assentamento São Bento – mais conhecido como Pé de Galinha. Átila ressalta a luta para que essa obra fosse realizada. “Esse projeto estava no papel desde 2001. O trabalho foi duro, mas sempre com a esperança de levar esse benefício para a população, sabendo que a pavimentação dessa estrada vai trazer não somente melhores condições de tráfego para os usuários, mas, acima de tudo, vai trazer desenvolvimento para a zona rural”.

A pavimentação asfáltica, segundo o prefeito, é de mais de 20 km. A obra ainda está em execução, mas, de acordo com ele, já passou dos 50%.

Hospital em Mirante

Átila também destaca uma obra que considera de extrema importância para o município: a construção de um hospital, que atualmente a cidade não tem. “É uma dificuldade para os moradores, principalmente para quem mora em assentamentos. Tem assentamento que fica distante 40 km de Mirante, depois mais 70 km para Prudente. Nós temos em Mirante um PS [pronto-socorro] 24 horas, mas o hospital está fechado. Sem contar o sofrimento que é conseguir uma vaga de internação para quem precisa em hospitais de referência”.

O hospital está sendo construído numa área que fica na entrada da cidade.

O prefeito afirma ainda que o hospital terá quatro blocos – o primeiro deles já conta com laje. O hospital vai oferecer 100 leitos e também uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A área construída será de 6,5 mil metros quadrados. A primeira etapa do hospital deve ficar pronta em agosto deste ano, segundo informa.

Educação

Na área da educação, o prefeito destacou o Prêmio PAR (Programa de Alfabetização Responsável), concedido pelo Sesi-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) às cidades paulistas com melhores resultados na alfabetização de crianças na idade certa no ano de 2022. “Fiquei muito feliz em poder representar Mirante do Paranapanema e receber este prêmio logo em sua primeira edição. Desde o início da nossa administração procuramos investir para oferecer o melhor ensino, e este prêmio provou que estamos no caminho certo”.

Construção de pontes

Quando assumiu a administração, em seu primeiro mandato (2017-2020), Átila encontrou várias pontes que precisavam de recuperação e algumas que necessitavam de construção. Entre elas estava a ponte entre os assentamentos Antônio Conselheiro e Paulo Freire. E aí teve início uma longa jornada para conseguir recursos para a recuperação e construção de pontes, mas de concreto. “Com o passar dos anos, após várias solicitações ao governo do Estado e sem nenhuma resposta e no anseio de atender a população do local, resolvemos realizar a construção por conta própria e de madeira”. Segundo o prefeito, foram mais de 50 pontes recuperadas e construídas.

Cuidado com a população

Átila Ramiro Menezes Dourado deixa o cargo de prefeito de Mirante do Paranapanema no final deste ano, após duas gestões (2017-2020/2021-2024). “Saio com a sensação de dever cumprido. Porque administrar uma cidade não é fácil, manter o plano de governo também não é fácil, pois no meio do caminho sempre nos deparamos com problemas adversos, mas o cuidado com a população é muito importante. É muito importante saber administrar realmente olhando para o que a população está pedindo como prioridade. É enfrentar horas e horas para poder assinar algum convênio como o governo do Estado, para garantir melhorias para o município. É insistir junto aos órgãos estadual ou federal, o pedido de verba para a nossa cidade, que até pouco tempo atrás não era nem conhecida. Mas o importante é cuidar da população e dos seus anseios”.

Fotos: Cedidas


Ponte entre os assentamentos Antônio Conselheiro e Paulo Freire – construção de madeira pela Prefeitura


Futuro hospital de Mirante do Paranapanema

Publicidade

Veja também