Prefeitos são estimulados a integrar projeto de turismo

Secretário de Estado esteve em Prudente e explicou aos chefes de Executivo como participar do MIT (Municípios de Interesse Turístico) e angariar verbas para investimentos regionais

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 23/11/2016
Horário 08:49
 

A fim de explicar aos prefeitos eleitos ou reeleitos na região o projeto da Secretaria de Estado do Turismo, que prevê a transformação de 140 cidades paulistas em MIT (Municípios de Interesse Turístico), o titular da pasta, Laércio Benko, esteve ontem em Presidente Prudente, onde se reuniu individualmente com dez chefes de Executivo. No Brasão Palace Hotel, afirmou que os prefeitos da região têm demonstrado interesse no assunto, tanto que uma nova visita precisará ser marcada para atender a demanda daqueles que querem se encontrar com o secretário. Uma cidade que já se empenha em ações que visam a participação no programa estadual é Presidente Venceslau.

Jornal O Imparcial Jorge Duran falou sobre ações e estudos realizados em Venceslau

"É difícil achar um município que não tenha potencial para o turismo nesta região. Então, através da criatividade e da inovação, temos que aproveitar as potencialidades e características de cada cidade para geração de emprego e renda", pontua Laércio. Diz que, até o momento, 140 MIT foram criados por meio de uma legislação específica. Agora é necessário que as cidades se habilitem para integrar esta lista, para posteriormente receber investimento de cerca de R$ 500 mil por ano, cada. "Estamos explicando como os prefeitos poderão fazer para se habilitar, para se transformar em MIT, sem contar outras parcerias possíveis entre as partes" relata.

O secretário informa que a seleção dos MIT se dará através de critérios objetivos. Argumenta que o mais importante é o inventário turístico da cidade, espécie de plano diretor de turismo. "Quando falamos em inventário turístico, não são só apenas as belezas naturais, apesar da região possuir muitas, mas é também a cultura, o fluxo turístico, como por exemplo as cidades com presídios, que recebem alta visitação, assim como o turismo de saúde", exemplifica.

 

Em andamento


Jorge Duran Gonçalez (PSD), prefeito reeleito em Presidente Venceslau, conta que a administração municipal tem realizado uma série de atividades para que o município se fortaleça e tenha condições de se habilitar para o MIT. Um estudo está em andamento e duas questões centrais são trabalhadas: uma sobre a reserva estadual do Rio do Peixe e outra é a própria questão da visitação que o município recebe de familiares de detentos que cumprem pena em presídios da cidade. Frisa ainda que tem buscado apoio do Sebrae (Serviços Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) para melhoria na prestação de serviços, capacitação de mão de obra, entre outras medidas. "Já temos questões sendo trabalhadas e agora estamos sistematizando isso, focando para apresentar um projeto à secretaria para ver se conseguimos ser relacionados entre os 140 do Estado que pleiteiam os recursos. Há uma série de trabalhos para que o município se fortaleça e tenha mais condições de receber mais pessoas", destaca.

 

 
Publicidade

Veja também