Prefeitura anuncia obras orçadas em R$ 30 mi

Investimentos contemplam as áreas de transporte, educação, saúde, desenvolvimento econômico e assistência social

PRUDENTE - André Esteves

Data 23/06/2017
Horário 12:47
André Esteves
André Esteves

A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou, na manhã de ontem, no Centro Cultural Matarazzo, um pacote de obras que busca melhorar a infraestrutura urbana do município, com investimentos na ordem de R$ 30 milhões nas áreas de transporte, educação, saúde, desenvolvimento econômico e assistência social. De acordo com o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), parte das obras deve ser iniciada a partir de julho, outras no começo do ano que vem, enquanto as demais já estão em andamento. O montante aplicado é decorrente de recursos próprios e de convênios com os governos estadual e federal. Para o chefe do Executivo, os serviços enfatizam a “situação de solidez das finanças públicas” e viabilizam mais renda e empregos para a cidade.

Em relação ao trânsito, as obras previstas incluem a adequação da rotatória que dá acesso ao Jardim Monte Alto, na Avenida Manoel Goulart, com o objetivo de trazer mais segurança e fluidez ao tráfego naquela área; o prolongamento da Rua Gaspar Ricardo, interligando com a José Claro; a implantação da estrada Domingos Medeiros, conectando o Residencial Florenza ao Residencial Damha Belvedere e outra ligando o Village Damha e o Residencial Nosaki; e a construção da estrada do Córrego da Onça, aos fundos do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, confluência com a Avenida Raimundo Maiolini.

Em termos de educação, o prefeito anunciou a criação de 14 novas salas de aula nas creches da zona norte do município, a fim de suprir a demanda daquela região. Bugalho expõe que a administração pública tem dificuldades para construir creches, uma vez que a manutenção destas gera custos altos. Sendo assim, ao invés de instalar novos prédios, a gestão optou por ampliar aquelas que já existem. Uma reforma também será realizada na Escola Municipal Professora Alayde Tortorella Faria Motta.

 

Saúde e desenvolvimento

Na área da saúde, os prédios do Programa DST/Aids, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do Ana Jacinta e o das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) dos parques Alvorada e Cedral e Jardim Brasil Novo serão reformados. Para 2018, a Prefeitura projeta a transferência do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), cujo prédio está instalado na Praça Dóbio Zaina, localizada entre as avenidas Coronel José Soares Marcondes e Getúlio Vargas, para o Cohabão, bem como o Coim (Centro Odontológico Infantil Municipal). No lugar do CEO, será colocada a feira da Praça do Mercado, como referência ao Mercado Municipal, que ali ficou instalado ao longo de décadas. “O intuito é tornar esse espaço um ponto de comércio e atração turística”, comenta o chefe do Executivo.

Quanto ao campo do desenvolvimento, as obras abrangem a revitalização da praça de lazer do Residencial Belo Galindo; a inauguração da Praça Oscar Figueiredo Filho, próxima ao Prudenshopping; a implantação do Centro de Inovação Tecnológica, no prédio da Fundação Educacional Vicente Furlanetto, visando fomentar iniciativas empreendedoras, como é o caso das startups; e a criação da Central de Atendimento de Serviços Municipais, a exemplo do Atende Fácil de Araçatuba (SP), que engloba, em um único espaço, diversos serviços da municipalidades, como concessão de alvará, pagamento de tributos e autuações municipais, negociação de dívidas, entre outros. Para tanto, Bugalho assinou ontem um decreto de desapropriação da área que abrigava o Hospital São Sebastião, onde será inserido o referido prédio.

 

Esporte e assistência social

Em relação ao esporte, o Residencial Cremonezi ganhará o Centro de Iniciação do Esporte, com área de 1.615 metros quadrados e capacidade para abrigar 5 mil pessoas. O espaço incluirá quadras, banheiros e vestiários. Já no Centro Olímpico, serão iniciadas em agosto as instalações hidráulicas do local. Na assistência social, foi inaugurado ontem o Cantinho da Arte, um bazar que busca a captação de recursos para projetos do Fundo Social de Solidariedade. Entre eles, está o polo regional da Padaria Artesanal, que tem como finalidade a qualificação profissional de cidadãos prudentinos.

Por fim, o prefeito apresentou os gráficos da Praça do Centenário, que deve ser entregue em 14 de setembro. Segundo ele, o local, situado em frente à sede da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), será assim chamado porque não intenta homenagear apenas uma única pessoa, mas “todos que vivem ou viveram na cidade”. Ocupando 15% de uma área de 12 mil m², o chão da praça terá o formato do contorno do mapa de Prudente e será composto por blocos de concreto na parte que representa o centro urbano e os quatro distritos. Na entrada, uma escultura simboliza a união dos dois fundadores do município.

Publicidade

Veja também