Prefeitura busca fortalecer feira livre em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 02/08/2022
Horário 03:39
Foto: Cedida
Prefeito de Santo Expedito durante reunião com feirantes
Prefeito de Santo Expedito durante reunião com feirantes

No mês de julho, foram realizadas reuniões com a presença do prefeito Nenê Betio (PSDB), com a finalidade de reorganizar e fortalecer a feira livre da cidade de Santo Expedito. Essa tarefa conta com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e tem como objetivo também ampliar o número de feirantes, já que ela ocorre na sexta-feira, a partir das 18 horas, momento em que alguns romeiros já chegam na cidade.

FEIRA/TURISTAS
Anteriormente, a feira tinha presença de apenas 10 comerciantes da cidade, mas com o projeto de reorganização, poderão participar quaisquer interessados da região. Como Santo Expedito é um centro turístico, a feira livre na sexta-feira passa a ser um atrativo a mais para os romeiros, que poderão adquirir em grande parte produtos da agricultura familiar. O prefeito, quando de seu encontro com os participantes, enfatizou o projeto que evidentemente alcançará mais clientes que aqui chegarem. Ele ouviu dos 10 feirantes sugestões para fortalecer o projeto.

SANTO EXPEDITO PEREGRINO
Na sexta-feira, dia 5, a imagem do santo das causas urgentes será levada para a comunidade católica de Álvares Machado, podendo ser visitada na Capela de Santo Expedito naquela cidade. Santo Expedito Peregrino, que sai de sua paróquia para visitar outras da região, retornará no dia 7, domingo, trazida por integrantes do grupo da Caminhada da Fé de Presidente Prudente, devotos de Álvares Machado e por fiéis de Santo Expedito, antes das 10 horas, quando será celebrada a Missa dos Romeiros.

MOTOS
No final da semana, um grupo de motociclistas de Dracena, que participaram de um encontro em Pedrinhas, fizeram questão de estar em Santo Expedito para mais uma visita ao santuário. Descansaram e ao mesmo tempo fizeram suas orações em agradecimento.

MOTORROMARIA
Celso Luiz Ferrugutti, do Clube de Motoqueiros Terra Azul, de Dracena, que foi o idealizador e responsável maior pelas motorromarias a Santo Expedito desde a primeira, disse que as expectativas para o próximo ano são grandes, quando muitos clubes adiantaram que estarão presentes em 2023, podendo superar as mais de 2 mil motos presentes neste ano. Existe um otimismo muito grande por parte do pessoal, quando muitos deles participam desde o primeiro evento.

PANDEMIA
Com a pandemia, dois anos ficaram sem a motorromaria oficial, e isso fez com que muitos estivessem na cidade nos dias 9 e 10 de julho. Alguns participantes disseram que deve haver um trabalho de planejamento muito mais abrangente, por parte do município, do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e das demais pessoas envolvidas. Foram bem recebidos, mas todas as motos eram de outras comunidades, pois não houve participantes da cidade.

AJUDAR
Celso Luiz Ferrugutti, idealizador e organizador da Motorromaria de Santo Expedito, diz que são preparadas mensagens pelas redes, a fim de conclamarem os clubes de motocicletas de todo o Estado e Estados vizinhos, como Paraná e Mato Grosso do Sul, já se preparando para o próximo evento. Eles usarão o sistema de que os clubes vão repassando os comunicados pela rede, sendo cientificados de tudo o que ocorrerá na 17ª edição, que será realizada no próximo ano. Por esta razão é que a expectativa de participantes será muito grande, pois estarão mantendo as chegadas no sábado com quermesse, pernoite na cidade através de acampamento, como também a participação dos que optarem pela chegada no domingo.

QUERMESSE
Quanto à quermesse que ocorre no sábado, Ferrugutti diz que os participantes da 17ª Motorromaria demonstram o desejo de estarem nesse evento, de maneira a colaborar para as obras do santuário.

MOTORHOME
Ferrugutti salientou que existe a possibilidade de se organizar uma caravana de motorhome para Santo Expedito, fazendo assim com que os alojamentos sejam mais práticos, oferecendo mais conforto para os romeiros. Data da realização ainda será definida.

FÉ EM TROVA
Os romeiros que aqui chegam
Tem propósito de orar
Mas ainda outro desejo
Ao santuário ajudar.
                     (José Costa)

Publicidade

Veja também