Prefeitura de Anastácio estuda implantar estacionamento rotativo na área central

Segundo a administração, a rotatividade será em horário comercial, com permissão para permanecer 1 hora na mesma vaga

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/05/2023
Horário 07:12
Foto: Cedida
Santo Anastácio estuda a possibilidade de implantação de estacionamento rotativo gratuito no centro da cidade
Santo Anastácio estuda a possibilidade de implantação de estacionamento rotativo gratuito no centro da cidade

A administração municipal de Santo Anastácio está estudando a viabilidade de um estacionamento rotativo gratuito na área central da cidade, programado para quando o Poupatempo começar seu funcionamento, previsto para o mês de setembro. A rotatividade será instaurada em horário comercial, com a permanência de 1 hora na mesma vaga. A forma de fiscalização se encontra em análise.
De acordo com a Prefeitura, em áreas comerciais de muitos municípios é comum ter regulamentação de estacionamento rotativo junto ao meio-fio. Isso ocorre quando a demanda por vagas para estacionar na rua é muito grande. É uma maneira de permitir que todos encontrem um local para deixar seu veículo nessa área.
Segundo o prefeito Duca Bonilha (Patriota), muitos podem encarar a regulamentação de vagas para estacionar na via pública como um transtorno, mas, na realidade, ela tem seus benefícios. “Imagine que você precise ir aos bancos ou Poupatempo por exemplo, resolver assuntos com hora marcada. Estes não possuem estacionamentos privativos. Você pega o seu veículo, passa na frente dos estabelecimentos e não encontra nenhum local para estacionar. Essa cena é comum até mesmo em locais em que há estacionamento rotativo, é claro. Mas seria ainda pior se não existisse, porque, como o nome já dá a entender, ele incentiva a rotatividade de veículos no local”, pontua.
O estacionamento rotativo é regulamentado pela Resolução nº 302, de 2008, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Em estudo

A rotatividade ainda está em estudo, mas a princípio irá abranger todo o quarteirão da Praça Ataliba Leonel e também os seguintes trajetos, onde o fluxo de automóveis é mais intenso:
- Rua Visconde de Mauá - entre a Rua Osvaldo Cruz e a Avenida José Bonifácio;
- Avenida Dom Pedro II – entre a Rua Osvaldo Cruz e Avenida José Bonifácio (Banco Itaú à loja Pavão Ferragens) e Rua Osvaldo Cruz – entre a Rua Visconde de Mauá e a Avenida Nove de Julho.

Publicidade

Veja também