Prefeitura de Mirante realiza mutirão contra a dengue

São três dias de ações realizadas no município e também nos distritos de Cuiabá Paulista e Costa Machado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 24/02/2023
Horário 07:29
Foto: Cedida
Último mutirão de limpeza realizado em Costa Machado, onde agentes de endemias eliminaram mais de 70 focos de Aedes
Último mutirão de limpeza realizado em Costa Machado, onde agentes de endemias eliminaram mais de 70 focos de Aedes

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema, em ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde, Obras e Meio Ambiente, realiza desde esta quinta-feira (23) um mutirão de limpeza contra a dengue, no município e nos distritos de Cuiabá Paulista e Costa Machado. A ação termina neste sábado (25).
A iniciativa ocorre simultaneamente nos locais, das 8h às 16h. A orientação é que o morador coloque para fora de sua casa tudo que possa servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, como móveis velhos, entulhos, galhadas, madeira velha.
De acordo com a Prefeitura, recentemente em um mutirão realizado no distrito de Costa Machado, foram eliminados 76 focos de proliferação do Aedes aegypti por meio do trabalho dos agentes de endemias. 
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Mirante do Paranapanema, Rosiane Dias Melo, ressalta que a equipe recolheu objetos que são tidos como focos do mosquito acumulando água, como copos plásticos, garrafas pet, pneus velhos, entre outros.

Apelo

A administração municipal alerta que para que o trabalho de combate ao mosquito Aedes tenha sucesso, é necessário que a população colabore. “O poder público tem realizado com intensidade seu trabalho no combate ao mosquito transmissor destas e de outras doenças, mas, só vamos de fato ter êxito se a população fizer a sua parte e colaborar, fazendo a limpeza de seus quintais, recebendo bem o agente quando em visita e, principalmente, conscientizar amigos, família e vizinhos da importância das ações que previnem a doença”, observa Rosiane. Ela ressalta que o melhor remédio continua sendo a prevenção, portanto, se todos fizerem sua parte, a cidade e distritos estarão cada vez mais protegidos.

Cuidados

- Não deixar água parada para evitar a proliferação do mosquito;
- Deixar sempre bem tampados caixa d’água, poços, tambores de água;
- Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas – o ideal é colocar areia fina até a borda do pratinho;
- Não juntar vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, latinha, embalagem plástica e de vidro) e guardar garrafas vazias de cabeça pra baixo;
- Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lavar bem o suporte em que a água fica parada;
- Manter sempre o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas; 
- Manter as lixeiras tampadas;
- E sempre permitir o acesso do agente de saúde em sua residência ou estabelecimento comercial.

Foto: Cedida

Mutirão de limpeza segue até este sábado em Mirante e nos distritos

Publicidade

Veja também